Mulheres Poetas... Laura, Adélia, Cecília, Cora e Florbela



FIM DO MUNDO
Laura Riding



O tímpano está no fim
A íris ficou transparente.
O sentido se desgasta.
Até o sentido está transparente.
A pressa alcança a pressa.
A terra arredonda a terra.
A mente encosta a mente.
Claro espetáculo: cadê o olho?
Tudo perdido, nenhum perigo
Força a mão heróica.
Corpos não se opõem mais
Um contra o outro. O mundo acabado
É semelhança em toda parte.
Caem os nomes do contraste
No centro que se expande.
O mar seco estende o universal.
Nem súplica nem negativa
Perturbam a evidência geral.
A lógica tem lógica, e eles ficam
Trancados nos braços um do outro,
Senão seriam loucos,
Com tudo perdido e nada que prove
Que até o nada sobrevive ao amor.





BELA ADORMECIDA
Adélia Prado


Estou alegre e o motivo
beira secretamente à humilhação,
porque aos 50 anos
não posso mais fazer curso de dança,
escolher profissão,
aprender a nadar como se deve.

No entanto, não sei se é por causa das águas,
deste ar que desentoca do chão as formigas aladas,
Atitude ou se é por causa dele que volta
e põe tudo arcaico, como a matéria da alma,
se você vai ao pasto,
se você olha o céu,
aquelas frutinhas travosas,
aquela estrelinha nova,
sabe que nada mudou.

O pai está vivo e tosse,
a mãe pragueja sem raiva na cozinha.
Assim que escurecer vou namorar.
Que mundo ordenado e bom!
Namorar quem?

Minha alma nasceu desposada
com um marido invisível.
Quando ele fala roreja
quando ele vem eu sei,
porque as hastes se inclinam.

Eu fico tão atenta que adormeço
a cada ano mais.
Sob juramento lhes digo:
tenho 18 anos. Incompletos.




ATITUDE
Cecília Meireles



Minha esperança perdeu seu nome...
Fechei meu sonho, para chamá-la.
A tristeza transfigurou-me
como o luar que entra numa sala.

O último passo do destino
parará sem forma funesta,
e a noite oscilará como um dourado sino
derramando flores de festa.

Meus olhos estarão sobre espelhos, pensando
nos caminhos que existem dentro das coisas transparentes.

E um campo de estrelas irá brotando
atrás das lembranças ardentes





ANINHA E SUAS PEDRAS
Cora Coralina


Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.

E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.





DESEJOS VÃOS
Florbela Espanca



Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!
Eu queria ser o Sol, a luz imensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até a morte!
Mas o Mar também chora de tristeza ...
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!
E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras ... essas ... pisa-as toda a gente! ...

__________________________________________
Arquivo Cultura de Travesseiro: Poesia

a flor e a naúsea - Drummond
poetas...desabafos
poesia não é difícil
o colorido muro azul de céu
franco lusitano
brincadeira de criança
___________________________________________

Comentários

  1. A poesia no feminino, uma boa ideia.
    As selecção dos nomes evidencia um indiscutível bom gosto.

    Foi um prazer conhecer este espaço.

    L.B.

    ResponderExcluir
  2. Eu procurava exatamente isso - mulheres poetas - para montar um presente de amigo secreto e você apareceu, sugerindo uma boa trilha a ser percorrida. Chegou antes, seja benvinda...

    ResponderExcluir
  3. Eu procurava mulheres poetas para compor um presente e encontrei esta boa trilha a ser percorrida.

    ResponderExcluir
  4. Estava fazendo um estudo sobre Laura Riding e deparo-me com essa belíssima Cultura de Travesseiro sendo que nele(travesseiro)deitam-se essas maravilhosas poetas. Lindo!

    ResponderExcluir
  5. Será a sensibilidade feminina mais apropriada à composição de belas poesias?

    ResponderExcluir
  6. escrevo poesia, contos para adulto e criança,e também textos de prosa poética.
    quero neste ano ler para e com o público poemas escritos por mulheres, são tão bons quanto os de homens.
    Avelinavieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amo poesias. Sou fã da Cecília e da Clarice. Não há como me emocionar cada vez que leio a Arte de ser Feliz da Cecília Meireles. Gosto muito de escrever desde pequena. Tomei coragem e estou publicando meus trabalhos. Sou mais uma mulher que se desnuda por meio de seus textos. Meu blog é https://vidasemversosepoesia.blogspot.com.br/ para quem se interessar.Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...