Pílulas Gramaticais: Este ou Esse




É fácil aprender as regras de aplicação desses dois termos. Este ou Esse é usados nas seguintes situações:






ESTE
a) Para designar pessoa ou coisa próxima de quem se fala.

Este lápis é meu
Este é meu irmão.

b) Para designar o local em que alguém está.
Levei anos para quitar este apartamento.
Este país não tem mais jeito.

c) Para indicar um período do tempo presente, que ainda não terminou, um mandato, uma gestão, etc.
Este [2009] será um ano difícil para os negócios.
Comemoramos, nesta semana, o aniversário de meu pai.

d)Para identificar, numa oração, o termo mais próximo.
Tenho duas irmãs, Michele e Daniele; esta [Daniele] é morena, e aquela [Michele] é loira.


ESSE
a) Para indicar pessoa ou coisa um pouco afastada de quem fala ou próxima de um interlocutor.
Por favor, passe-me esse saleiro.
Essa menina não toma jeito.

b) Como segunda referência a pessoa ou coisa.
Brasília foi fundada em 1960; nesse ano casaram-se meus pais.
Li os livros de Monteiro Lobato quando eu era criança. Ainda hoje, essas obras me encantam profundamente.

c) Para designar alguma coisa que já passou.
Esses tempos de outrora que não voltam mais.
Esse mês, o das enchentes em SP, marcou também a eleição do prefeito.


UMA ÚLTIMA DICA:

Numa enumeração, observe a posição do termo em relação ao ítens enumerados. Se o termo depois da enumeração, use ESSE; se vier antes, use ESTE. Exemplos:

Manga, melancia e bananas: ESSAS são minhas frutas prediletas.
Minhas, frutas prediletas são ESTAS: manga, melancia e banana.



Arquivo Cultura de Travesseiro
Erros Mais Comuns I
Erros Mais Comuns - II
Crase
Locuções
Um Texto sem a Letra A
Acordo Ortográfico
Homônimos e Parônimos
O Humor do Português
Língua Portuguesa I - Lycio Faria
Língua Portuguesa II - Lycio Faria
Língua Portuguesa III - Lycio Faria


Comentários

  1. Ando ingerindo suas pílulas gramaticais para fazer, um pouco, as pazes com o português.
    Beijão.
    Sil.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de encontrar essas pulilas para poder melhorar minha "dor" gramatical pois, essa historia de este ou esse me deixa numa tremenda dúvida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...