Pílulas Gramaticais: Erros Mais Comuns V

Se eu “ver” você por aí...
ERRO: Verbo ver = se eu vir. Da mesma forma - Se eu vier = verbo vir.
ACERTO: Se eu vir você por aí .

O pai “sequer” foi avisado.
ERRO: "Sequer" deve ser usado com negativa.
ACERTO: O pai nem sequer foi avisado.

Comprou uma TV “a cores”.
ERRO: Não se diz TV “a” preto e branco, nem “a cores”.
ACERTO: Comprou uma TV em cores / Transmissão em cores.

Ficou “sobre” a mira do assaltante.
ERRO: "Sob" é que significa "debaixo de". Sobre equivale a "em cima de" ou "a respeito de".
ACERTO: Ficou sob a mira do assaltante.

“Ao meu ver”
ERRO: Não existe artigo nessas expressões.
ACERTO: A meu ver / A seu ver / A nosso ver.



Arquivo Cultura de Travesseiro
Língua Portuguesa I - Lycio Faria
Língua Portuguesa II - Lycio Faria
Língua Portuguesa III - Lycio Faria
Erros Mais Comuns I
Erros Mais Comuns - II
Erros Mais Comuns III
Erros Mais Comuns IV
Português I
Português II
Português III
Crase
Homônimos e Parônimos
Locuções
Novas Regras - Acordo Ortográfico 2009


Comentários