Pílulas Gramaticais: Erros Mais Comuns III

Entre “eu” e você.
ERRO: Depois de preposição, usa-se mim e ti.
ACERTO: Entre mim e você / entre eles e ti.

Para “mim” Fazer
ERRO: "Mim" não faz, porque "mim" não pode ser sujeito.
ACERTO: Para eu fazer / para eu dizer / para eu trazer.

Chegou “a “ duas horas e partirá daqui “há” cinco minutos.
ERRO: "Há" indica passado e equivale a "faz", enquanto "a" exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz).
ACERTO: Chegou há (faz) duas horas e partirá daqui a (tempo futuro) cinco minutos.

Há” dez anos “atrás” (homenagem ao amigo Jorge)
ERRO: "Há" e "atrás" indicam passado na frase. Use apenas "há" ou "atrás".
ACERTO: Há dez anos / Dez anos atrás.

Não viu “qualquer” risco.
ERRO: É "nenhum" e não "qualquer" que se emprega depois de negativas.
ACERTO: Não viu nenhum risco.

Ela era “meia” louca.
ERRO: Meio, advérbio, não varia.
ACERTO: Ela era meio louca.



Arquivo Cultura de Travesseiro
Língua Portuguesa I - Lycio Faria
Língua Portuguesa II - Lycio Faria
Língua Portuguesa III - Lycio Faria
Erros Mais Comuns I
Erros Mais Comuns II
Português I
Português II
Português III
Crase
Homônimos e Parônimos
Locuções
Novas Regras - Acordo Ortográfico 2009


Comentários

  1. Gostei dos exemplos dos erros mais comuns.
    Muito simples e claro.
    Obrigada
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Pois é Mariana, simples e claro como "a nossa" língua portuguesa deve ser, afinal ela nos pertence... Adorei sua participação! Obrigada pela visita e volte sempre.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...