Gerárd Genette - Palimpsestos: A Literatura de Segunda Mão

Texto de Karine M. Campos
Blog Texto e Pretexto
O crítico literário francês e teórico da literatura Gerárd Genette (1930) observa na obra Palimpsestos: a literatura de segunda mão (PDF) que o objeto da poética não é o texto em si, mas o arquitexto – a arquitextualidade do texto definida como o conjunto das categorias gerais ou transcendentes como, por exemplo: os tipos de discurso, modos de enunciação, gêneros literários, etc. Delimitando ainda mais seu conceito quanto ao objeto da poética o teórico aponta a transtextualidade, ou transcendência textual do texto: “tudo que coloca em relação, manifesta ou escrita com outros”, como sendo o principal objeto de estudo da poética. O teórico desenvolve sua análise sobre as relações textuais através da analogia entre os antigos pergaminhos de couro - cujas inscrições eram sobrepostas após a raspagem do texto anterior - e a criação literária.


Um palimpsesto é um pergaminho cuja primeira inscrição foi raspada para se traçar outra, que não a esconde de fato, de modo que se pode lê-la por transparência, o antigo sob o novo. Assim, no sentido figurado, entenderemos por palimpsestos (mais literalmente hipertextos), todas as obras derivadas de uma outra obra anterior, por transformação ou por imitação. Dessa literatura de segunda mão, que se escreve através da leitura o lugar e a ação no campo literário geralmente, e lamentavelmente, não são reconhecidos. Tentamos aqui explorar esse território. Um texto pode sempre ler um outro, e assim por diante, até o fim dos textos. Este meu texto não escapa à regra: ele a expões e se expõe a ela. Quem ler por último lerá melhor. (GENETTE, 2006).
A busca pela determinação de parâmetros que possibilite a análise de textos literários é definida, pelo próprio teórico, como inacabada. Evidenciamos sua consciência de que sua teoria seria “provisoriamente” satisfatória ao verificarmos o início de sua abordagem em que é determinada pela data – 13/10/1981. Até aquele exato momento foram identificadas, pelo teórico, cinco classes textuais, ou cinco formas de transtextualidade que foram elencadas em ordem crescente de abstração, implicação e globalidade.

INTERTEXUALIDADE: termo explorado por Julia Kristeva em sua obra Introdução à Semanálise - é caracterizado por Gerárd Genette pela co-presença de dois ou vários textos, ou seja, a presença efetiva de um texto em outro. Tais relações podem se estabelecer de três formas distintas:

Citação: forma mais explícita de intertextualidade (com aspas, com ou sem referência precisa),

Plágio: Forma menos explícita e menos canônica é um empréstimo não declarado.

Alusão: caracterizado por um enunciado cuja compreensão plena supõe a percepção de uma relação entre ele e outro.

PARATEXTO: relação, menos explícita e mais distante da obra, constituída pelo conjunto apresentado em uma obra literária como, por exemplo: o título, o subtítulo, intertítulos, prefácios, posfácios, advertências, prólogos; notas marginais, de rodapé, de fim de texto, epígrafes; ilustrações; errata, orelha, capa, e tantos outros tipos de sinais acessórios, autógrafos ou alógrafos, etc.

METATEXTUALIDADE: é a relação – comentário – que une um texto a outro do qual ele fala, sem citá-lo, necessariamente; em alguns casos sem nomeá-lo.

HIPERTEXTUALIDADE: tema que o autor se detém a analisar com maior profundidade na obra é a relação que une um texto B (hipertexto) a um texto A (Hipotexto), do qual ele brota.

ARQUITEXTUALIDADE: de caráter taxonômico, determinando o status genérico de um texto. Geralmente, essa ralação está presente no título ou subtítulo da obra como, por exemplo: Poesias, Ensaios, Novela...

Gerárd Genette detém-se nas questões hipertextuais, explicitando que o hipertexto é todo texto derivado de um texto anterior; tal relação se estabelece por dois tipos de processos o de transformação simples, ou direta, e o de transformação indireta, ou imitação. Compreende-se transformação simples como o processo em que um texto B, apesar de não citar o texto A, não poderia existir sem o texto A. Segundo Genette, a Eneida e Ulisses são exemplos de hipertextos oriundos de um mesmo hipotexto: a Odisséia. A transformação que conduz a Odisséia a Ulisses pode ser descrita como uma transformação simples, ou direta: aquela que consiste em transportar a ação da Odisséia para Dublin do século XX. A transformação que conduz da Odisséia a Eneida é mais complexa e mais indireta, pois Virgílio não transpõe de Ogígia a Cartago e de Ítaca ao Lácio, a ação da Odisséia: ele conta uma outra história completamente diferente, mas, para fazê-lo, se inspira no modelo estabelecido por Homero na Odisséia, imitando-o. A transformação indireta, ou imitação exige a constituição prévia de um modelo de competência genérico, extraído de uma performance única, e capaz de gerar um número indefinido de performances miméticas.

Antes prosseguir seu aprofundamento quanto ao hipertexto, o teórico alerta para a necessidade de não considerarmos cada uma das cinco relações transtextuais como classes estanques, sem comunicação ou interseções. Outra preocupação teórica de Genette refere-se à classificação de hipertexto como uma classe textual e não como um aspecto do texto. Genette acredita que as diversas formas de transtextualidade e seus diferentes graus sejam simultaneamente aspectos e categorias do texto.

[...] todo texto pode ser citado e, portanto, tornar-se citação, mas a citação é uma prática literária definida, que transcende evidentemente cada uma de suas performances e que tem suas características gerais; todo enunciado pode ser investido de uma função paratextual, mas o prefácio é um gênero; a crítica (metatexto) é evidentemente um gênero; somente o arquitexto, certamente, não é uma categoria, pois ele é, se ouso dizer, a própria classificação (literária)[...] E a Hipertextualidade? Ela também é um aspecto universal da literalidade: é próprio da obra literária que, em algum grau e segundo as leituras, evoque alguma outra e, nesse sentido, todas as obras são hipertextuais. (GENETTE,idem,p.18).
A afirmação de que todo texto é um hipertexto aproxima a teoria de Genette da teoria bakhtiniana ao determinar a não existência uma consciência germinada dentro de um único indivíduo, pois, segundo o autor, o signo é um fenômeno do mundo, pertence à experiência exterior. “Da mesma forma posso buscar em qualquer obra os ecos parciais, localizados e fugidios de qualquer obra anterior” (Genette, idem, p.18).

[...]toda situação redacional funciona como um hipertexto em relação à precedente, e como um hipotexto em relação à seguinte. Do primeiro esboço à última correção, a gênese de um texto é um trabalho de auto-hipertextualidade.(GENETTE, idem, p.40)

Inicialmente, Genette analisa os gêneros oficialmente considerados hipertextuais: paródia, travestimento e pastiche. Genette considera o termo paródia “é um lugar de grande confusão, porque a usamos para designar ora deformação lúdica, ora transposição burlesca de um texto, ora a imitação satírica de um texto. que a confusão a definição do termo paródia”. Tal confusão se estabelece pelo caráter funcional das três formas que é o efeito cômico. No entanto, “essa convergência funcional mascara uma diferença estrutural importante entre os estatutos transtextuais: a paródia estrita e o travestimento procedem por transformação de texto, o pastiche satírico (como todo pastiche), por imitação de estilo” (idem, p.20).

Como forma de desfazer essa confusão o teórico propõe rebatizar os termos: paródia – o desvio de texto pela transformação simples; o travestimento – a transformação estilística com função degradante (charge) e o pastiche – a imitação de um estilo desprovida de função satírica. Existe ainda uma terceira categorização funcional dos hipertextos a qual Genette chamará de sério. O teórico observa que dentro do gênero sério é possível estabelecer uma divisão entre os textos que atendem uma demanda social e os que são de ordem prática. Batizado de transposição essa é a prática hipertextual mais importante segundo a visão do autor. A transposição pode ocorrer por muitos processos dentre eles destaca-se a tradução.

O objetivo de Genette não é classificar exaustivamente as categorias funcionais e estruturais do hipertexto, mas salientar sua importância e presença dentro da literatura.

Mas o prazer do hipertexto é também um jogo. A porosidade das divisões entre os regimes deve-se, sobretudo, à força de contágio, neste aspecto da produção literária, do regime lúdico [...] esta contaminação constitui uma grande parte de seu valor. (GENETTE, idem, p.46)

Comentários

  1. Prezada Angela,
    Uma vez por semana, no mínimo, passo por aquí e sempre fico impressionado com sua cultura, sem ser pedante. Imprimo algumas páginas e vou lê-las com a cabeça no travesseiro.
    Não pare!

    ResponderExcluir
  2. Tive duas alunas nota DEZ: Angela Francisca e Karine. Agora tenho duas colegas, com a mesma nota, com os mesmos nomes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...