História e Literatura


É possível que a mais importante lição que os historiadores aprenderam é a que não devem mais condescender ao passado, nem supor que a civilização em que vivem seja mais importante que as antecedentes. Fundamentalmente a história é o assunto das modificações operadas no decorrer do tempo, mas isso não significa que ala seja uma narrativa de progresso ininterrupto, do passado para o presente, ou que toda mudança tenha sido determinada de modo a engendrar nosso próprio mundo moderno. Aqueles que escrevem a história e aqueles que a estudam devem procurar ver de que modo um acontecimento conduziu a outro, e como o passado, em sua totalidade, é um prólogo do presente, mas devem também apreciar o passado em seus próprios termos, examinando-o, tanto quanto possível, com os olhos e o espírito daqueles que o viveram.
Edward McNall Burns


O estudo da História é importante porque através dela podemos compreender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e culturais da sociedade em que vivemos.

A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação do homem e as faces da humanidade no decorrer de sua “evolução”, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.

O contato com civilizações e grupos sociais que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de pensar, agir, julgar e viver são mutáveis e o que hoje condenamos, fora no passado, uma realidade efetiva.

A memória coletiva do homem está intimamente ligada a sua evolução. A humanidade no decorrer da sua história, avança em certos pontos, recua em outros, erra, aprende, volta a cair em erro e assim, nesse movimento constante de evolução, constrói as suas convicções a fim de evitar o retrocesso.

O motivo imediato desse blog é servir como um instrumento a mais na propagação cultural, visando, num primeiro momento, a cultura ligada às artes literárias. De todas as formas de arte a literatura é a mais próxima da vida, pois retrata as verdades e dramas do homem comum, homem este que é o personagem central de qualquer acontecimento histórico. A literatura e a história, então, caminham juntas, pois a literatura é a história humana escrita.



LINKS INTERESSANTES SOBRE HISTÓRIA:


SOBENH – Sociedade Brasileira do Ensino de História

Site que tem como finalidade a promoção do ensino de história em todos os níveis de ensino, estimulando discussões historiográficas e promovendo cursos, seminários, simpósios que envolvam a pesquisa e o ensino de história e disciplinas correlatas.

CEVEH - Centro Virtual de Estudos Históricos
Página voltada para pesquisadores e estudantes de graduação. Disponibiliza vários documentos, além de bancos de imagens, biblioteca, entrevistas e artigos diversos.

NetHistória
Página com artigos diversos, sinopses de livros e documentos na íntegra.

História do Mundo
Site que conta com todas informações da história do mundo desde a pré-história até os dias de hoje. Apresenta artigos sobre a história de diversas civilizações e a deliciosa sessão de “curiosidades”.

Memória Viva
Excelente site que reúne biografia de importantes personalidades, além de ocupar-se com a preservação da História da Imprensa Brasileira com os sites das revistas O Cruzeiro, Careta e O Malho. Além disso, paralelamente, vem fazendo a digitalização de importantes acervos em vários locais do Brasil.Pessoalmente fiquei admirada com esse site, tornei-me fã.



Arquivo Cultura de Travesseiro:

Filmes para Aprender História
História da Cerveja
História I
História II

Comentários

  1. esse assunto me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua visita e participação, seja sempre bem vinda (o) ao cultura de travesseiro.
    Abraços...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...