Contos Marcantes - Meus Contos Inesquecíveis


"[...]Um conto em última análise, se move nesse plano do homem onde a vida e a expressão escrita dessa vida travam uma batalha fraternal, se me for permitido o termo; e o resultado dessa batalha é o próprio conto, uma síntese viva ao mesmo tempo que uma vida sintetizada, algo assim como um tremor de água dentro de um cristal, uma fugacidade numa permanência. Só com imagens se pode transmitir essa alquimia secreta que explica a profunda ressonância que um grande conto tem em nós, e que explica também por que há tão poucos contos verdadeiramente grandes."
Júlio Cortázar


Particularmente, eu adoro contos. São leituras práticas, rápidas e, muitas vezes, surpreendentemente inesquecíveis. Talvez um dos elementos que torna o conto tão atraente seja o fator espaço. Um conto, naturalmente, possui uma estrutura mais enxuta que um romance por exemplo, logo o autor precisa prender o leitor em cada palavra, em cada frase, em cada parágrafo, o que significa que tudo num conto é muito bem arquitetado.
As palavras são cuidadosamente escolhidas, um único adjetivo carrega em si a função de caracterizar uma personagem, mostrando-nos as suas complexidades e especifidades diante da trama em que está inserida. Cada palavra é um texto.

Frases dentro de um conto não são somente frases. São enigmas que levam o leitor cuidadoso a uma percepção mais ampla da história. As ações geralmente são desencadeadas por um gesto descrito numa frase curta no início da trama. Aos leitores descuidados resta voltar e ler reflexivamente o que diz o jogo de palavras antes do ponto final.

Tanto apreço tenho pelo gênero que resolvi listar 10 dos contos que li no decorrer de minha andança literária e dos quais me recordo com a intensidade da hora passada. Os contos aqui listados são aqueles que, se intimada a citar imediatamente 10 contos sem  tempo para consultas, imediatamente me recordaria.

MEUS CONTOS INESQUECÍVEIS


A Causa Secreta - Machado de Assis leia aqui


A Terceira Margem do Rio - João Guimarães Rosa leia qui


O Apocalipse Privado do Tio Geguê - Mia Couto leia aqui


O Bilhete Premiado - Tchekhóv leia aqui


O Boi Velho - Simões Lopes Neto leia aqui


O Capote - Gógol (novela) leia aqui


O Crime de Lorde Arthur Savile - Oscar Wilde leia aqui


O Gato Preto - Poe ouça aqui


Lingu


Manuelzão e Miguilim - João Guimarães Rosa (novela) resumo aqui

ista - Rodrigo Rosp (Ficção de Polpa I - Não Editora)


Comentários

  1. correção: práticas - inesquecíveis

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a vc que me alertou sobre estes erros de digitação. Apesar da gafe fico feliz pois entendo que meu texto foi lido com atenção... valeu!

    ResponderExcluir
  3. O comentário era só para você, não achei que fosse postar. Gosto dos teus textos, sempre serão lidos com atenção. Desculpa se pareci "seca", a intenção foi ser rápida.

    ResponderExcluir
  4. Recebo tãos poucos comentários que correções são elogios, além do mais, vc me lembra uma amada professora que tenho... corrigindo como que acariciando. BJS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...