Scott Fitzgerald no Cinema 2009: O Curioso Caso de Benjamin Button


O curioso caso de Benjamin Button, é um famoso conto de F. Scott Fitzgerald (1896-1940) que inspirou o filme homônimo, lançado e indicado ao oscar de 2009, dirigido por David Fincher e estrelado por Brad Pitt e Cate Blachett.

O conto, que compõe o livro "Seis contos da era do jazz e outras histórias", trata da fantástica história de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo ao longo da vida.

A coletânia de contos foi escrita em 1922 e reúne os mais emblemáticos contos do consagrado escritor norte-americano. Era do Jazz, o nome dado por F. Scott Fitzgerald ao momento de frenesi vivido nos EUA, principalmente, e também na Europa pós-Primeira Guerra, significava muito mais que música. Toda uma geração aturdida pelas lembranças e dificuldades dos anos anteriores parecia querer aproveitar cada momento como se fosse o último – e mal sabiam que toda a euforia da década acabaria com a crise de 1929.

Nos anos de 1920, a rigidez dos costumes se flexibilizava, as mulheres chegavam ao mercado de trabalho e tornavam-se mais independentes, anunciava-se uma época de modernidade, velocidade, com seus automóveis e, ao som de jazz, intelectuais produziam em meio a intermináveis festas, com uma criatividade que transformaria o panorama mundial das artes.

Além de O curioso Benjamin Button, o livro traz: O boa-vida, As costas do camelo,Tarquínio de Cheapside, Ó feiticeira ruiva!, O resíduo da felicidade, O conciliador, Sangue ardente, sangue-frio e A soneca de Gretchen.

Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Suas histórias, reunidas sob o título Contos da Era do Jazz, refletiam o estado de espírito da época. Foi um dos escritores da chamada "geração perdida" da literatura americana.

BIOGRAFIA SCOTT FITZGERAD

Francis Scott Key Fitzgerald nasceu em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, em 24 de setembro de 1896. Oriundo de família católica irlandesa, ingressou na Universidade de Princeton, mas não chegou a se formar. Durante a primeira guerra mundial, alistou-se como voluntário. Começou a carreira literária em 1920, com This Side of Paradise (Este Lado do Paraíso), romance que lhe deu grande popularidade e lhe abriu espaço em publicações de grande prestígio, como a Scribner's e o The Saturday Evening Post. Seu segundo romance, The Beautiful and Damned (Os Belos e Malditos), foi publicado em 1922.

Com a esposa, Zelda Sayre, que introduziria um componente trágico na vida do escritor (em 1930 foi internada num hospício), Fitzgerald mudou-se para a França, onde concluiu o terceiro e o mais célebre de seus romances, The Great Gatsby (1925; O Grande Gatsby). Essa obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida em alta sociedade com uma aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou Tender is the Night (Suave é a Noite), romance pungente que o autor considerava sua melhor obra.

Com a saúde já abalada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se então para Hollywood, onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Em 1939 começou a escrever seu último romance, The Last Tycoon (O Último Magnata), publicado postumamente em 1941. A obra era sua última tentativa de retratar a personalidade de um grande artífice do "sonho americano".


DOWNLOAD: LEIA OS LIVROS DE FITZGERALD
O Grande Gatsby
O Curioso Caso de Benjamin Button


Comentários

  1. Apesar de bem produzido, não acho que o filme faça jus ao livro, aliás nunca acho que filmes façam jus aos livros.Beijão.
    sil.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sil, já estava com saudades de vc...
    Realmente os filmes não são fiéis aos livros, mas tente ver as reproduções cinematográficas como adaptações, releituras,interpretações próprias; assim não nos decepcionamos tanto.
    Obrigada pela sua fiél e importante participação.
    Bom final de semana!
    BJS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...