Lucrécia Borgia dá as Caras...



Desde 1965, uma pintura misteriosa enfeitava as paredes da Galeria Nacional de Vitória, em Melbourne (Austrália), sem muito alarde. O título da obra, Retrato de um jovem, era de autoria de um pintor italiano desconhecido. Depois de uma longa pesquisa, o museu acaba de anunciar que não só seu “jovem” é uma moça, como a tela é provavelmente o único retrato existente da lendária Lucrécia Bórgia (1480-1519), duquesa de Ferrara, reputada na época romântica como uma das mais conhecidas “femme fatales” da história - o “veneno dos Bórgia”.

Em 2004, especialistas descobriram que a obra fora realizada entre 1515 e 1520, por Dosso Dossi (c.1486-1542). Outros estudos depois, historiadores concluíram que, apesar de o personagem do quadro segurar uma adaga (geralmente incluída em figuras masculinas), a retratada era uma moça, e não uma moça qualquer, era a lendária Lucrécia Borgia.

Lucrécia era uma mulher digamos, um tanto quanto “diferente”. Filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, aquele que se tornaria o Papa Alexandre VI (se papa pode, por que Lugo não poderia?), e sua amante Vanozza dei Cattanei, Lucrécia nascera em Subiaco no ano de 1840. Com três maridos, muitos amantes (entre eles, dizem, alguns de seus irmãos) e o hábito de envenenar os homens dos quais queria se livrar, seu rosto era uma incógnita até Carl Villis descobrir, após quatro anos de investigação, a obra nos acervos do museu.

Atualmente, Lucrécia Bórgia está entre os planos do cineasta Neil Jordan para uma megaprodução que terá Christina Ricci como personagem-título. Até lá vale conhecer um pouco mais desta figura maquiavélica e instigante da história dos “mortais”.

SAIBA MAIS:

UFPEL
Wikipédia
Estadão
MDiversidades


Comentários

  1. Há rumores de que Rodrigo Bórgia(Lugo)comprou votos dos cardeais quando se ralizou o conclave para definir o sucessor do papa Inocêncio VIII(seria este inocente?)Logo, esse Bórgia foi o criador do "mensalão", prática bem conhecida pelo José Dirceu.E mais, eleito papa, nomeou como cardeais,filho, sobrinhos, primos e o escambau. Ou seja, iniciou o nepotismo,prática muito utilizada pelo nosso "judiciário", e para completar,seu pontificado foi um paradigma de corrupção papal,(fonte onde bebem nossos políticos).Assim, a pobre Lucrécia não tinha outra alternativa a não ser envenenar, ou seja QUEIMA DE ARQUIVO!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...