Como fazer Resumos

Qual o objetivo do resumo?
Resumo é uma apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto de um artigo, obra ou outro documento, pondo em destaque os elementos de maior interesse e importância. O gênero resumo é um dos mais importantes nas atividades acadêmicas, pois as capacidades produção desse gênero são indispensáveis para a produção de outros gêneros acadêmicos, tais como resenha, artigos, relatórios, projetos, etc.


O resumo informativo
Resumir (resumo informativo) é fazer uma condensação fiel das idéias contidas em um texto, uma redução do texto original. Quem resume apresenta, com as próprias palavras, os pontos relevantes de um texto, procurando expressar suas idéias essenciais na progressão e no encadeamento em que aparecem.

No resumo informativo você deve abster de comentários / julgamentos pessoais / juízo de valor a respeito do texto resumido, mais próprios do resumo


Para se fazer um bom resumo...
 Para se fazer um bom resumo, antes de tudo, é necessário compreender o texto original. Para tal, é importante identificar a ideia principal e as secundárias, destacando as ideias que o autor considera relevante. Quando se tratar de gêneros argumentativos, busque identificar:
  •  a questão que é discutida (tema tratado pelo autor);
  •  a problema que o autor apresenta (tese);
  •  a posição (tese) que o autor defende;
  •  a contraposição apresentada (contraponto);
  •  os argumentos que sustentam ambas as posições;
  •  a conclusão final do autor.

Processo de Sumarização
Sumarização é um processo mental natural, essencial para a produção de resumos, que sempre ocorre durante a leitura, mesmo quando não produzimos resumos orais ou escritos. O processo de sumarização segue uma certa lógica que depende, entre outros elementos, do tipo de destinatário e do que julgamos que ele deve conhecer sobre o texto segundo seus objetivos:  
  • Apagamento de conteúdos facilmente inferíveis a partir de nosso conhecimento de mundo.
  • Apagamento de sequências de expressões que indicam sinonímia ou explicação.
  • Apagamento de exemplos.
  • Apagamento das justificativas de uma afirmação.
  • Apagamento de argumentos contra a posição do autor.
  • Reformulação das informações, utilizando termos mais genéricos.
  • Conserva-se as informações, dado que não são resumíveis.
Observe o processo de sumarização nos exemplos abaixo:

1. TEXTO ORIGINAL: Com a evolução política da humanidade, dois valores fundamentais consolidaram o ideal democrático: a liberdade e a igualdade, valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as épocas. Mas os avanços e as conquistas populares em direção a esses objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacífica. Guerras, destruições e enforcamentos de reis e monarcas, revoluções populares e golpes de estado marcaram a trajetória da humanidade em sua busca de liberdade e igualdade. (Clóvis Brigadão, 1988)



2. PROCESSO DE SUMARIZAÇÃO: Com a evolução política da humanidade, dois valores fundamentais consolidaram o ideal democrático: a liberdade e a igualdade, valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as épocas. Mas os avanços e as conquistas populares em direção a esses objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacífica. Guerras, destruições e enforcamentos de reis e monarcas, revoluções populares e golpes de estado marcaram a trajetória da humanidade em sua busca de liberdade e igualdade. (Clóvis Brigadão, 1988)

3. RESUMO: Ao longo da evolução da humanidade, dois objetivos maiores do homem consolidaram o ideal democrático: a liberdade e a igualdade. No entanto, a perseguição desses valores não se desenvolveu de forma pacífica.


Na sumarização apagamos:
  • As explicações: “valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as épocas”.
  • As inferências: se não houvesse avanço de forma pacífica, evidente houve guerras, revoluções, etc.
Para sumarizar, antes de qualquer coisa é necessário compreender o texto original. É preciso identificar a ideia principal e as secundárias. Podemos eliminar, sempre que possível, exemplos, sinônimos, explicações e justificativas e efetuar generalizações. Frequentemente alguns conectivos (nexos) como mas, isto é, porém, portanto, porque auxiliam essa identificação e podem orientar os processos de sumarização.


Como iniciar seu resumo
 Para iniciar seu resumo, é interessante construir um parágrafo introdutório, a fim de contextualizar o seu leitor. Indique o texto que será resumido, o autor e algumas informações relevantes sobre o seu perfil, o tema que será tratado, etc.


No desenvolvimento do seu resumo...
No desenvolvimento, utilize os nexos coesivos (conjunções) para “costurar” o seu texto (resumo). Os nexos são elementos importantes na construção textual, pois “conectam” as ideias conferindo coesão e coerência a sua construção.

Alguns nexos:
  •  Adversativos: porém – contudo – entretanto – não obstante – etc.
  • Explicativos: pois – visto que – já que – etc.
  • Condicionais: caso – a menos que – contanto que – etc.
  • Causais: na medida em que – uma vez que – etc.
  • Concessivas: embora – ainda que – apesar de que – etc.
  • Finais: a fim de que – para que – etc.
  • Conformativos: conforme – segundo – etc.
  • Proporcionais: à proporção que – à medida que – etc.
  • Conclusivo: logo – portanto – por isso – consequentemente – etc.

Deixe claro no seu resumo de quem são as ideias ali expostas. Para tal, mencione o autor de diversas formas, usando os verbos mais adequados para indicar os diferentes atos do autor:

apontar – definir – descrever – elencar – enumerar - classificar – caracterizar – exemplificar – contrapor – confrontar – comparar – criticar - julgar - questionar – apresentar –mostrar - começar – iniciar introduzir – relatar – narrar – exemplificar - acreditar – pensar – expor - afirmar – abordar – esclarecer - comprovar – defender – argumentar – justificar - sugerir – incitar - negar - opor – diferenciar – etc.

Ao produzir o seu resumo tenha em vista que o leitor a quem se destina o seu texto não conhece o texto original. Cabe a você passar-lhe as informações importantes para a compreensão. Por fim, analise o seu resumo perguntando-se: O meu resumo pode ser compreendido em si mesmo por um leitor que não conhece o texto original?

Comentários

  1. Adorei o texto, o estou indicando para os alunos, com os quais trabalho. Parabéns à Angela. Abraços fraternos, Latif

    ResponderExcluir
  2. ADORE O TEXTO, BEM EXPLICADO CONTINUEM ASSIM. PARABÉNS
    VÇ, TAMBÉM PODE FALAR DE COMO FAZ UM FICHAMENTO.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada! Bastante esclarecedor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...