Espelhos - Eduardo Galeano



Neste final de ano fui presenteada, carinhosamente presenteada, com o livro “Espelhos – uma história quase universal”, do autor Uruguaio Eduardo Galeano, já tão citado aqui no cultura de travesseiro. A obra passeia por temas como arte, desigualdade, feminismo, mídia, impérios, guerras, mitologia, enfim, uma história quase universal mesmo. Ontem realizava a leitura dos breves, mas valiosos, ensaios do autor e pensei em postar algumas de suas narrativas.

Como estamos adentrando o verão e o calor já convida-nos a “sair da toca”, nada mais apropriado para o tema pensado que iniciar com a história daquela que é a bebida preferida dos nativos do país tropical – a cerveja. Convidada de honra dos encontros nos finais de tarde, dando novos olhos ao rosto, alegrando e refrescando as tardes e noites quentes de verão.


Breve História da Cerveja

Um dos provérbios mais antigos, escrito na língua dos sumérios, absolve a bebida em caso de acidentes:

A cerveja é boa.
O caminho é que é ruim.


E de acordo com o que conta o mais antigo dos livros, Enkidu, o amigo do rei Galgamesh, foi uma fera selvagem até descobrir a cerveja e o pão.

A cerveja viajou para o Egito a partir da terra que agora chamamos de Iraque. Como dava novos olhos ao rosto, os egípcios acharam que era um presente de seu deus Osíris. E como a cerveja de cevada era irmã gêmea do pão, a chamaram de pão líquido.

Nos Andes americanos, é a oferenda mais antiga: desde sempre a terra pede que derramem nela uns jorrinhos de chicha, cerveja de milho, para alegrar os seus dias.

Eduardo Galeano - Espelhos, p.11




__________________________________

Saiba Mais:

Sobre a cerveja
http://br.geocities.com
http://www.ambev.com.br
http://www.cervejasdomundo.com

Sobre Galeano:
http://pt.wikipedia.org


Arquivo Cultura de Travesseiro
Livros para o Natal
Eduardo Galeano, outras
Charles Darwin - 200 Anos
História da Cerveja
Mulheres Poetas... Laura, Adélia, Cecília, Cora e ...
A Importância da Literatura

Comentários

  1. Comprei-me este brog pra mim....tudo meu...hehehehe......

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraços,

    Germano Bremm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...