Mia Couto - Escritores da Língua Portuguesa - Moçambique

Photobucket

António Emílio Leite Couto nasceu na cidade da Beira, a segunda cidade de Moçambique, no ano de 1955. O nome Mia surgiu do irmão mais novo que não conseguia dizer "Emílio” e assim a família carinhosamente passou também a chamá-lo.

Já aos 14 anos Mia Couto escrevia poemas que eram publicados no “Notícias da Beira”. Em 1972 iniciou o curso de Medicina e dois anos depois dedicou-se ao Jornalismo abandonando a carreira de médico. Militante da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), lutou pela independência do país contra Portugal (1964-74), foi um dos compositores do hino nacional de sua pátria e trabalhou para o governo durante a guerra civil (1976-92).

Com a independência de Moçambique, tornou-se diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Dirigiu também a revista semanal "Tempo" e o jornal "Notícias de Maputo". No ano de 1985 formou-se em Biologia pela Universidade Eduardo Mondlane (Maputo).

Professor e Biólogo, Mia Couto dirige uma empresa de estudos de impacto ambiental em Moçambique. Como escritor é hoje um dos autores africanos mais traduzidos e conhecidos no mundo. Suas obras incluem poesias, contos, crônicas e romances. Nas narrativas de Mia Couto encontramos descritas a cultura, as tradições e comportamentos sociais de Moçambique. Comum também em suas obras é a recriação literária dos falares populares, traço que o aproxima do escritor Guimarães Rosa.



BIBLIOGRAFIA


POESIAS

Raiz de Orvalho
Coletânea de poesias publicada em 1983.
* Leia aqui algumas poesia de Mia Couto.



CONTOS

Vozes Anoitecidas
São doze histórias de amor á nação moçambicana e á Língua Portuguesa. A primeira Edição lançada em 1986 pela Associação dos Escritores Moçambicanos, vencedor do Grande Prêmio da Ficção Narrativa em 1990.
*Ouça aqui um trecho de um conto de Mia Couto
* Livro em pdf aqui

Cada Homem é uma Raça
Publicado pela editora Caminho em 1990.
*Livro em pdf aqui

Estórias Abensonhadas
Colêtanea de contos, alguns publicados em jornal, lançado pela primeira vez pela editora caminho em 1994 e relançado em 2003 (7º ed.)

Contos do Nascer da Terra
Lançado em 1997 estes contos são a prova da capacitade de Mia Couto na recriação da semântica das palavras, tais como: hematombos, sobressaltear, circunsperto, Fintabolista,suspendurar, embevencida,varandeante, etc.
*Livro em pdf aqui.

Na Berma de Nenhuma Estrada
Obra que reúne 38 textos publicados em jornais e revistas, lançado pela Caminho em 1999 e reeditado em 2003 (3ª ed).

O Fio das Missangas
Publicado em 2003. São vinte e nove contos unidos como missangas em redor de um fio.
*Livro em pdf aqui


*Leia aqui dois contos de Mia Couto.



CRÔNICAS

Cronicando
Editado em 1988 (7ª ed. em 2003) recebeu o Prêmio Nacional de Jornalismo Areosa Pena, em 1989.

O País do Queixa Andar
Seleção de crônicas lançadas em 2003.

Pensatempos.
Textos de Opinião (1ª e 2ª ed. da Caminho em 2005)



ROMANCES

Terra Sonâmbula
Primeiro romance do autor, lançado em 1992 (8ª ed. em 2004).Recebeu o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado por um juri na Feira Internacional do Zimbabwe, um dos doze melhores livros africanos do século XX.
Este romance tem como pano de fundo os recentes tempos de guerra em Moçambique, foi adaptado para cinema pela realizadora portuguesa Teresa Prata em 2007.

A Varanda do Frangipani
Lançado pela editora Caminho em 1996(7ª ed. em 2003),a história se passa vinte anos após a Independência de Moçambique, assim o autor esboça uma saída utópica para um país em reconstrução.
*Livro em pdf aqui.

Mar Me Quer
Primeira edição pelo Parque EXPO/NJIRA em 1998, como contribuição para o pavilhão de Moçambique na Exposição Mundial EXPO '98 em Lisboa.
Do universo de Mia Couto nasce este Mar me Quer, estória de Zeca e Luarmina. Das viagens pela infância, do contacto com o mar, de regressos ao passado se constrói uma narrativa singular.
"Meu passado me pesa: minha infância morreu cedo, eu tive que carregar esse peso morto em minha vida. Aos seis anos tomei lugar de meu avô no barco, dois anos depois meu pai perdia o juízo e saía de casa, cego e louco. Minha mãe, antes de morrer, me entregou na igreja. O padre português Jacinto Nunes me educou em preceito de Deus e livro. Mas eu queria regressar ao mar e cedo troquei livro por rede. Sempre entregando muito, recebendo pouco. Meu avô Celestiano culpava meu pai dessa má sorte. [...]" (Fonte: editorial Caminho)

Vinte e Zinco
A obra de Vinte e Zinco foi escrita a pedido da editora portuguesa Caminho, interessada em um quadro de histórias que fizesse recordar o 25º aniversário de 25 de abril, data em que Portugal comemora a queda da ditadura salazarista. Essa condição se tornaria o mote principal com que o escritor articularia seu painel literário.

O Último Voo do Flamingo
Lançada em 2000 e reeditada em 2004, recebeu o Prêmio Mário António de Ficção.
Neste romance a editora optou por manter, inclusive no título, a ortografia vigente(antes do acordo) em Moçambique. O romance relata a passagem de um inspetor das Nações Unidas de origem italiana pela vila de Tizangara.

O Gato e o Escuro,
História infantil com ilustrações de Danuta Wojciechowska, lançado em 2001.

Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra
Um jovem estudante universitário regressa à sua ilha-natal para participar no funeral de seu avô Mariano. Enquanto aguarda pela cerimónia ele é testemunha de estranhas visitações na forma de pessoas e de cartas que lhe chegam do outro lado do mundo. São revelações de um universo dominado por uma espiritualidade que ele vai reaprendendo. À medida que se apercebe desse universo frágil e ameaçado, ele redescobre uma outra história para a sua própria vida e para a da sua terra. A pretexto do relato das extraordinárias peripécias que rodeiam o funeral, este novo romance de Mia Couto traduz, de uma forma a um tempo irónica e profundamente poética, a situação de conflito vivida por uma elite ambiciosa e culturalmente distanciada da maioria rural. Uma vez mais, a escrita de Mia Couto leva-nos para uma zona de fronteira entre diferentes racionalidades.(descrição da editora)

A Chuva Pasmada
Livro infantil com ilustrações de Danuta Wojciechowska (1ª ed. da Njira em 2004)
*Livro em pdf aqui

O Outro Pé da Sereia
Lançado em 2006, viagens diversas cruzam-se neste romance: a de D. Gonçalo da Silveira, a de Mwadia Malunga e a de um casal de afro-americanos. O missionário português persegue o inatingível sonho de um continente convertido, a jovem Mwadia cumpre o impossível regresso à infância e os afro-americanos seguem a miragem do reencontro com um lugar encantado. (CriticaLiteraria.com)

O beijo da Palavrinha
Livro infantil com ilustrações de Malangatana (1ª ed. da Língua Geral em 2006)

Venenos de Deus, Remédios do Diabo
Lançado em 2008 é o mais recente romance do autor. Neste romance tomamos contato com Sidónio Rosa, médico português que decide fazer trabalho cooperativo em Moçambique para tentar encontrar a sua amada Deolinda, uma mulata que conheceu num congresso em Lisboa. Chegado a Via Cacimba só encontra os pais de Deolinda – Bartolomeu Sozinho e Dona Munda – que justificam a ausência da mulata por suposto estágio. No decorrer da narrativa Sidónio é confrontando com histórias antagônicas sobre o que terá acontecido a Deolinda e sobre o passado da família Sozinho. Adensa-se o mistério e Sidónio mergulha, também ele, na cacimba que parece cobrir a Vila Cacimba.(Fonte: orgialiterária.com)




Acompanhe este Tópico:

Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
Poesia de Mia Couto
Contos de Mia Couto
José Craveirinha - Escritores da Língua Portuguesa -
Moçambique

José Craveirinha... O Poeta Africano
José Eduardo Agualusa – Escritores da Língua Portuguesa - Angola
José Agualusa - Crônicas

Comentários

  1. Está anunciado no cinema Guion o filme "Terra Sonambula" baseado no romance do Mia Couto.Acho que é para breve. Lembrei de você que conhece sôbre êle.

    ResponderExcluir
  2. Ele e um optimo escritor queria ser como o Senhor
    adorei as suas poesias .E atraves de um trabalho da escola
    comsegui ver que no mundo existe muitas coisas; boas como ser : escritora.

    sou de cabo verde ilha de santiago

    ResponderExcluir
  3. Adoro as cronicas do Mia Couto ele é um bom escritor.... Zeca Nunes Sampaio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...