Escritores da Língua Portuguesa - Unificação

Iniciamos o ano de 2009 com a tão comentada novidade ortográfica. Entrou em vigor o novo acordo ortográfico assinado em 2008. Até aqui nenhuma novidade, eu sei, mas, você já parou para pensar além das mudanças ortográficas?

O acordo ortográfico tem por objetivo a unificação da língua portuguesa e os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) são: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe.

Além desses listados, existem ainda lugares que utilizam a língua portuguesa, mas de forma não oficial, uma vez que o número de falantes é restrito apenas a uma parcela da população. Esses lugares são: Macau, Goa (um estado da Índia) e Timor Leste na Oceania.

Pois bem, a língua portuguesa é a quinta mais falada e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e o castelhano. Atualmente aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam Português e o Brasil corresponde cerca de 80% desse total.

Agora vamos a questão que realmente inspirou este artigo. Se o português é falado em tantos lugares é também, obviamente, escrito nestes tantos lugares. Mas quem são os escritores de língua portuguesa que conhecemos, ou melhor, que lemos? É claro que existem escritores - da língua portuguesa - além de Brasil e Portugal, mas em Moçambique, Angola e Macau, quem são os escritores?

Eu particularmente não conheço muitos, salvo uns poucos que estudei em uma cadeira de literatura portuguesa. Levada pela minha preciosa curiosidade descobri, para minha satisfação, outros que completarão satisfatoriamente a nossa lista de escritores portugueses.

Citarei alguns que tive tempo de ler e vou listá-los aqui. À medida que outros nomes forem surgindo, irei adicionando-os ao blog. Ah, e se você que está lendo este artigo tiver algum comentário ou dica para colaborar, por favor não hesite em dividir o seu conhecimento conosco.

Vamos iniciar nossa lista citanto um importante poeta moçambicano, José Craveirinha.
Boa Leitura a todos...




Arquivo Cultura de Travesseiro:

Carol Bensimom - Jovens Escritores do RS
Fabrício Carpinejar - Jovens Escritores do RS
Daniel Pelizzari – Jovens Escritores do RS
Daniel Galera – Jovens Escritores do RS
Paulo Scott - Jovens Escritores Escritores
A Presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul
José Craveirinha... O Poeta Africano
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros
A Importância da Literatura
Novas Regras Ortográficas - Acordo Ortográfico 2008

Comentários