Pílulas Gramaticais - Homônimos e Parônimos


A semelhança de grafia entre palavras de diferente significado é um assunto que confunde-nos com uma certa frequência. Esses vocábulos "brincalhões" são denominados Parônimos e Homônimos, e protagonizarão a matéria de hoje. Para entendermos e aprendermos melhor, vamos primeiro conceituar os "brincalhões".

Homônimos Perfeitos são palavras de grafia e pronúncia idênticas, por exemplo: são(santo), são (sadios), são (forma verbal).

Homônimos Imperfeitos são vocábulos com pronúncia igual e grafia semelhante, tais como: consertar - concertar, sessão - cessão - seção.

Parônimos são palavras de sentido diferente mas com grafia e pronúncia parecida, por exemplo: ratificar-retificar, descriminar - discriminar.



RELAÇÃO DAS PALAVRAS MAIS USADAS:

  • Acender: atear fogo.
  • Ascender: subir, elevar-se.


  • Acento: sinal gráfico.
  • Assento: cadeira, banco para sentar.


  • Acerca de: sobre, a respeito de.
  • A cerca de: indica distância aproximada.
  • Há cerca de: tempo passado aproximado


  • Acerto: acertar.
  • Asserto: afirmação, asserção.


  • Acender: atear fogo.
  • Ascender: subir, elevar-se.


  • Acessório: que não é fundamental, complemento.
  • Assessório: assistente, assessor.


  • Acético: ácido.
  • Ascético: místico.
  • Asséptico: isento de germes.


  • Amoral: indiferente à moral.
  • Imoral: indecente, contrário a moral.


  • Amostra: pequena porção que serve de modelo.
  • Mostra: Exposição, feira.


  • A par: ciente, a par dos acontecimentos.
  • Ao par: de acordo; sem desconto (títulos).


  • Aparte: interrupção.
  • À parte: separadamente.


  • Arrear: aparelhar,pôr arreios.
  • Arriar: descer, desanimar.


  • Arrochar: apertar muito.
  • Arroxar: tornar roxo.


  • Asado: que tem asas.
  • Azado: propício, oportuno.


  • Caçar: esporte da caça, apanhar.
  • Cassar: invalidar, anular.


  • Carear: confrontar.
  • Cariar: criar cárie.


  • Cedente: que cede.
  • Sedente: que tem sede.


  • Cegar: perder a vista.
  • Segar: ceifar.



  • *Fonte: Prof. Paulo Ledur


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