Cinco Gerações Tecnológicas - Lúcia Santaella




Lúcia Santaella,  em seu livro "Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade" (2007), apresenta as cinco eras tecnologicas comunicacionais que, conforme explica a autora, coexistem e entretecem uma rede cerrada de realções em que nenhuma delas é 'causa' das demais,  todas se configuram como 'adjacências históricas' fortemente articuladas (p.194). Santaella afirma que nenhuma tecnologia da comunicação borra ou elimina as anteriores, juntam-se na composição intrincadíssima de uma cultura hiper-híbrida.



1° Geração - Tecnologias do Reprodutível
                        (Meios de comunicação de massa eletromecânicos)

A era da reprodutibilidade técnica   é a época do advento  do jornal, da fotografia e do cinema. Santaelle afirma que é a era que "lançou as sementes da cultura de massa". Nasce aqui a estética do choque e se introduz o automatismo  e a mecanização da vida sob a luz das redes de energia elétrica recém-inauguradas. Já se anunciava os novos tempos: tempos dos prazeres fugazes do consumo (p.195). Para caracterizar as transformações que as linguagens nascidas da reprodutibilidade produziram na percepção e cognição humanas. Santaelle atribui ao leitor dessa era o caráter da movência - um leitor movente que folheia o jornal com o mesmo olhar alerta e descontínuo que lhe é exigido para a orientação entre sinais, luzes e movimentos da grande cidade.



2° Geração - Tecnologia da Difusão
    (Meios de comunicação em massa eletroeletrônicos)

Entram no mercado da indústria cultural o rádio e a televisão que logo se expandem devido ao seu poder de difusão - responsável pela ascenção da cultura de massas. Santaella apresenta três etapas do cultivo das mídias televisivas: primeiro eram canais únicos, depois chegaram emissoras como a CNN e a MTV, e em sequência os reality shows. Controle remoto, videocassete, tv a cabo, enfim, uma série de equipamentos foram surgindo, introduzindo um tipo de mediação distinta daquela que está na base da cultura de massa.



3° Geração - Tecnologia do Disponível
                        (Tecnologias narrowcasting)

Tecnologias de pequeno porte, ou mesmo gadgets, equipamentos feitos para para atender a um tipo de cultura "muito misturada" que Santaella chama de "Cultura das Mídias" - que se distingue da lógica que comanda a comunicação de massa, se diferencia da comunicação via digital e do seu segmento chamado "cultura da mobilidade".

"Essas tecnologias, equipamentos e as linguagens criadas para circularem neles têm como principal característica propiciar a escolha e o individualizado, em oposição ao consumo massivo. São esses processos comunicativos que considero como construtivos de uma cultura das mídias. Foram eles que nos arrancaram da inércia da recepção das mensagens impostas de fora e nos treinaram para a busca da informação e do entretenimento que desejamos encontrar”. (SANTAELLA, 2003)
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Narrowcasting é definido pelo glossário no endereço eletrônico da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) como “emissão programada para atingir um grupo demográfico específico”. Essa definição pode ser ampliada para abranger um processo de oferta personalizada, onde determinado conteúdo é oferecido em sistema fechado ou de recepção restrita (assinatura, compra ou pay-per-wiew), em horários determinados ou por períodos estabelecidos aos interessados. Opões-se em conceito ao broadcasting, que é a emissão para vastas audiências. No narrowcasting, o conteúdo chega ao grupo de assinantes pela iniciativa desses receptores na busca da informação, todavia sendo ofertado conforme padrões e moldes da transmissão broadcast no que diz respeito às condições temporais para recepção do programa.
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4° Geração - Tecnologia do Acesso
                    (Tecnologia das redes de teleinformática)

Advento da internet, o universo de informações ao alcance das pontas dos dedos. O espaço virtual - ciberespaço - ganha força a partir da tecnologia da telecomunicação: "um espaço que está em todo lugar e em lugar nenhum" (p.198). Um espaço, explica ainda a autora, que nos traz um fluxo de linguagem multimídia, cujas características principais são a mutação e a multiplicidade. As tecnologias de acesso são tecnologias da inteligência que modificam os modos de armazenamento, manipulação e diálogo com as informações (p.199).



5° Geração - Tecnologia da Conexão Contínua
                                                     (Comunicação móvel)
As gerações tecnológicas, diz Santaella, não ocorrem por salto. A medida que a comunicação entre as pessoas e o acesso à internet e à informação deprenderam-se dos filamentos, todo o ambiente urbano foi adquirindo um novo desenho resultante da interferência e intromissão do virtual na vida real (p.199). As tecnologias móveis foram sendo incorporadas pelas pessoa, numa interface de linguagens tão amigáveis que analfabetos e crianças conseguem interagir com elas. Essa geração de tecnologias é constituída por "uma rede móvel de pessoas e tecnologias nômades que operam em espaços físicos não contíguos". para fazer parte desse espaço, uma pessoa (um nó) não precissa compartilhar o mesmo geográfico com o outro , pois trata-se de um espaço híbrido, criado justamente pela fusão de lugares diferentes e desconectados.


Ferramentas de adaptação a um universo urbano de fluxo intenso, onde o leitor/interador está sempre envolvido em mais de uma atividade, relacionando-se com mais de um dispositivo e desempenhando tarefas múltiplas e não correlatas (p.200).





Arquivo Cultura de Travesseiro:
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Comentários

  1. Olha que coincidência: pesquisando na net vim parar aqui, excelente blog que me ajudou a escrever um post sobre o mesmo assunto. Já te sigo... adoro essas coisas da net!

    Dá uma conferida: http://reporterdesandalias.blogspot.com/2011/04/tempos-mais-que-modernos.html


    :)

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