Iniciação de Teseu – Viagem ao Encontro do Pai

Assim aconteceu e Teseu partiu. Apesar da insistência da mãe e do avô para que fosse por mar, resolveu ir por terra, enfrentando todos os perigos como símbolo de sua iniciação a guerreiro e herói trágico.

O caminho foi longo e acidentado. Enfrentou vários assaltantes e matou a todos para que não assaltassem outros viajantes. A sua idéia de justiça era simples: castigava o criminoso com o mesmo crime que ele praticava.

Combateu em sua viagem:

SCIRON:obrigava os viajantes a ajoelharem -se para lavar seus pés e depois os chutava ao mar;

SÍNIS: matava as pessoas atando-as a dois pinheiros inclinados e quando esses não tinham mais força para segurara a envergadura eram estraçalhados no ar. Morreu da mesma forma pelas mãos de Teseu;

PROCUSTO: colocava suas vítimas numa cama de ferro para que essas se ajustassem ao tamanho, por ele considerando, padrão. Se pequenos, esticava-lhes o corpo e cortava–lhes um pedaço se considerava-os grande.

Teseu chegou a Atenas como herói por ter libertado a Grécia de todos esses perniciosos e foi reconhecido pelo pai, Egeu, ao ver sua espada e suas sandálias em posse do herói. Egeu então declarou Teseu seu filho e sucessor de Atenas.




Arquivo Cultura de Travesseiro:

teseu filho de egeu
prometeu acorrentado - ésquilo
conceito de tragédia
tributo imposto a atenas- o minotauro
teseu e o minotauro - o fio de ariadne

Comentários