Assim
aconteceu e Teseu partiu. Apesar da insistência da mãe e do avô para que fosse por mar, resolveu ir por terra, enfrentando todos os perigos como símbolo de sua iniciação a guerreiro e herói trágico.O caminho foi longo e acidentado. Enfrentou vários assaltantes e matou a todos para que não assaltassem outros viajantes. A sua idéia de justiça era simples: castigava o criminoso com o mesmo crime que ele praticava.
Combateu em sua viagem:
SCIRON:obrigava os viajantes a ajoelharem -se para lavar seus pés e depois os chutava ao mar;
SÍNIS: matava as pessoas atando-as a dois pinheiros inclinados e quando esses não tinham mais força para segurara a envergadura eram estraçalhados no ar. Morreu da mesma forma pelas mãos de Teseu;
PROCUSTO: colocava suas vítimas numa cama de ferro para que essas se ajustassem ao tamanho, por ele considerando, padrão. Se pequenos, esticava-lhes o corpo e cortava–lhes um pedaço se considerava-os grande.
Teseu chegou a Atenas como herói por ter libertado a Grécia de todos esses perniciosos e foi reconhecido pelo pai, Egeu, ao ver sua espada e suas sandálias em posse do herói. Egeu então declarou Teseu seu filho e sucessor de Atenas.
Arquivo Cultura de Travesseiro:
teseu filho de egeu
prometeu acorrentado - ésquilo
conceito de tragédia
tributo imposto a atenas- o minotauro
teseu e o minotauro - o fio de ariadne
Comentários
Postar um comentário
PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...