Teseu e o Minotauro - Fio de Ariadne




Dias após a chegada de TESEU a Atenas, expirava o prazo para o pagamento do tributo e TESEU ofereceu-se como uma das vítimas.
Antes de partir, conta ao pai à intenção de matar o Minotauro e promete-lhe que se vitorioso substituiria a vela preta do barco por uma branca, para que o pai soubesse que ele vencera.

Ao desembarcar em Creta a filha de Minos, Ariadne,apaixona-se por Teseu e lhe conta como sair do labirinto, com a promessa que ele a leve para Atenas e case-se com ela. Trato feito, Teseu ata a ponta de um novelo de lã na entrada do labirinto e vai marcando o caminho com a linha. Deste episódio é que surgiu a expressão "Fio de Ariadne". Teseu encontra e mata o Minotauro. Reconstitui o caminho marcado pelo fio de Ariadne até a saída do labirinto e sai vitorioso.

FIM DE ARIADNE EM DUAS VERSÕES

1) Teseu sai do Labirinto e leva Ariadne para Atenas como o prometido. No trajeto, Ariadne passa mal e eles aportam na ilha de Naxos para que em terra, ela melhorasse. Ao voltar ao navio um vento forte afasta o barco deixando Ariadne sozinha na ilha. Quando voltou para buscá-la ela já estava morta.

2) Sai do Labirinto e leva Ariadne para Atenas como o prometido. No trajeto, eles aportam na ilha de Naxos e ao ver a moça adormecida, ele a abandona e parte sozinho. Ariadne então é encontrada e salva por Dionísio.



Arquivo Cultura de Travesseiro:

conceito de tragédia
prometeu acorrentado - ésquilo
teseu filho de egeu
iniciação de teseu – viajem ao encontro do pai
tributo imposto a atenas - o minotauro

Comentários

  1. Daiana rodrigues araujo18 de maio de 2010 às 18:28

    Vi esta historia mas não completa no meu livro de portugues e estudei bastante ele é um texto bem interessanta

    ResponderExcluir
  2. Interessante o "fio de Ariadne" que tu teces em teu blog, cheio de links que deixam o leitor curioso por mais...
    Estava procurando por esta expressão e acabei me deliciando num belíssimo blog.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. historia muito incompleta

    ResponderExcluir
  4. e o seguinte , o anderson silva mata o minotauro, e o o anderson casa com a madona, ai ele ganha o cinturão de ouro e vivem felizes para sempre em neverland , fim da historia :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...