Teseu Filho de Egeu

Depois de tratar do mito de prometeu, para chegarmos a uma efetiva compreensão da tragédia Hipólito, escrita por Ésquilo, faz-se necessário algumas alusões aos mitos anteriores a Hipólito.



TESEU...
Teseu nasceu em Trezena. Filho de Egeu (rei de Atenas) e de Etra (filha do sábio Piteu, rei de Trezena).




O PAI EGEU...

Egeu, apesar de muitas tentativas, não tinha filhos. Seus sobrinhos oportunistas, os Palântidas (filhos de seu irmão Palas), esperavam anciosos a sua morte para que pudessem dividir os bens dos quais eram os únicos herdeiros.

Egeu, em uma de suas viagens, decidiu consultar um oráculo. Este lhe aconselhou a “não abrir o odre de vinho antes de chegar a Atenas”. Na volta para casa, Egeu parou em Trezena e lá revelou ao rei Piteu, seu amigo e colega, que consultara o tal oráculo e nada entendera da previsão.

Piteu, que tinha uma filha já em tempo de casar,convenientemente "entendeu" as profetizações do oráculo. Era a oportunidade para casar Etra.

Então, Piteu embebedou Egeu e fez a filha unir-se a ele. Etra ficou grávida, mas Egeu, antes de o filho nascer, teve que voltar a Atenas devido à ganância dos sobrinhos.


Sabendo da ambição que asolava a seus parentes, por precaução pediu a Etra que se a criança nascesse menino, ela só revelasse o nome do pai quando ele tivesse forças para pegar a espada e as sandálias que escondera sob uma enorme pedra.

Assim, depois de homem feito, o filho estaria seguro para ir ao seu encontro em Atenas. Lembrando que este deveria levar consigo os pertences do pai para ser reconhecido, partiu, rumo a seu reino, para nunca mais voltar...

Esta é a história de Egeu que nos esclarece fatos a cerca da filiação e concepção de Teseu. Depois de crescido, a mitologia conta a fase denominada de "iniciação de Teseu". Acompanhe...



Arquivo Cultura de Travessseiro:

Prometeu Acorrentado - Ésquilo
conceitos de tragédia
iniciação de teseu - viagem ao encontro do pai
tributo imposto a atenas - o minotauro
teseu e o minotauro - o fio de ariadne

Comentários