Historinhas de Mario Quintana - Ora Bolas!




Em vida, o personagem Mario Quintana (1906-1994) era tão conhecido quanto o poeta Mario Quintana; e Porto Alegre, a cidade de adoção deste alegretense, aprendeu a gostar da personagem tanto quanto dos seus versos.

Este livro com 130 historinhas protagonizadas por Quintana e registradas e adaptadas pelo jornalista Juarez Fonseca - que entrevistou amigos, familiares e conhecidos -, eterniza o personagem e presta uma homenagem ao poeta.
Mais do que o humor e a irreverência de Quintana, estas anedotas (pequenos poemas do dia-a-dia, segundo alguns) expõem claramente uma personalidade rica, forte e marcante. Muitas delas deliciam pelo seu lirismo, algumas assustam pela quase crueldade, mas todas encantam pela sua originalidade e pelo tanto de humanidade que revelam.

No decorrer das páginas, o que vai se desenhando é um painel biográfico e sentimental daquele que é um dos maiores poetas brasileiros.

(Fonseca, Juarez: Ora Bolas - O Humor de Mario Quintana. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006.)



PRIMO BORGES
Um amigo de Mario viajou para Buenos Aires e foi visitar Jorge Luís Borges na Biblioteca Nacional. Conversa vai, conversa vem, falaram no poeta brasileiro e Borges disse que já havia lido alguma coisa dele. O amigo mencionou o nome completo, Mario de Miranda Quintana. Borges interessou-se: “Então é meu parente, eu tenho Miranda na família”.

Quintana, claro, ficou sabendo da história. Quando Borges morreu, ele comentou com Sérgio Faraco: “Morreu feliz, morreu pensando que era meu primo”.


VOCAÇÃO
Quando esteve pela primeira vez no Rio de Janeiro e em São Paulo, os repórteres perguntaram por que não tinha saído do Rio Grande do Sul. Respondia: "Não saio de lá pelo mesmo motivo que vocês não saem daqui".

Antes, bem antes disso, quiseram saber em Porto Alegre por que saíra de Alegrete.
- Lá quem não é estancieiro é boi. Como não tenho vocação para nenhuma das duas coisas, vim para Porto Alegre.


VALES
Na época em que trabalhava na editora Globo ele andava sempre duro.Como o salário terminava antes do fim do mês, vivia pedindo vales de adiantamentos. Até que um dia o caixa chiou:
- Mas seu Mario, o senhor já tem monte de vales!
Quis saber, com aquele sorriso maroto:
- Afinal, são vales ou são montes?

Fonte: Estas historinhas integram o livro "Ora Bolas - O Humor de Mario Quintana". 130 historinhas compiladas e adaptadas por Juarez Fonseca.



Arquivo Cultura de Travesseiro:
Quintana Morada
Poesia Não é Difícil - Carlos Felipe Moisés
Concursos Literários 2009
Carlos Drummond de Andrade
Mulheres Poetas... Laura, Adélia, Cecília, Cora e ...
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros...
Poetas...Desabafos

Comentários