Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros



Possuir livros, para os apreciadores, é muito mais do que ter um simples objeto de leitura ou decoração. Ter livros é uma paixão e algumas edições inspiram-nos um estranho orgulho, levando-nos a sentir certo ciúme quando avistamos
outras mãos, "ousadas", manuseando-os.

Como toda a paixão, livros também custam caro. Certamente você nunca calculou o valor financeiro de sua coleção, mas sabe que ali tem muito mais do que tempo investido. É comprovado que um dos fatores que nos levam a perder nossos queridos livros é o bendito do empréstimo. Emprestamos livros a pessoas que levam “anos” para realizar a leitura e com a demora, muitas vezes, esquecemos com quem o livro está. E perder livro dói, dói no bolso e muito mais na alma.

Muitas vezes me perguntei o porquê de emprestar meus livros. A resposta é simples: Como gostamos de ler e adoramos livros, queremos que outros também gostem. E se a pessoa a quem se empresta um livro não for muito adepta da leitura e o livro que você emprestou despertar-lhe encantamento,então... eis a recompensa por todas as perdas e riscos que correu.

Não nos adianta somente gostar de ler. Temos a missão de propagar o livro e a literatura, até porque é necessário formarmos gente interessante com quem conversar e conviver. Por essas e outras, decidi organizar e catalogar meu modesto acervo literário.

Busquei na internet programas de catalogação de livros. Cadastrei-os, etiquetei-os e hoje, quando empresto alguma obra, imediatamente lanço a retirada no meu arquivo. O programa que uso não é dos mais elaborados, mas escolhi-o justamente por sua característica simples e funcional.

Nele tenho o cadastro dos amigos leitores e controlo minha coleção. Não fico mais preocupada em lembrar com quem está algum título ou onde anotei o último empréstimo. O arquivo sinaliza os livros que estão fora, a data de retirada, o nome do usuário e os livros que essa pessoa já leu. É a tecnologia a serviço do homem.
Se você quer organizar seus livros aqui estão alguns programas bem interessantes, começando pelo o que eu utilizo a MINIBIBLIO.

MiniBiblio

BookTome

Gurulib

BookCat

Então, sucesso! Caso este artigo tenha despertado em você aquela vontade de sair e comprar algum livro, consulte as dicas no arquivo do blog aí abaixo.



Arquivo Cultura de Travesseiro:

livros para o natal
romances históricos - livros interessantes
A Presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul
Carol Bensimom - Jovens Escritores do RS
Fabrício Carpinejar - Jovens Escritores do RS
Daniel Pelizzari – Jovens Escritores do RS
Daniel Galera – Jovens Escritores do RS
Paulo Scott - Jovens Escritores Escritores
A Importância da Literatura
Novos Escritores
Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
Romances Históricos - Livros Interessantes...
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros...
Concursos Literários 2009
Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
José Craveirinha... O Poeta Africano
José Eduardo Agualusa – Escritores da Língua Portuguesa - Angola
José Craveirinha - Escritores da Língua Portuguesa - Moçambique
José Agualusa - Crônicas

Comentários

  1. Angela, eu andava em busca de um programa que permitisse organizar meus livros.
    Achei! obrigada.
    O blog está ótimo!
    abraço
    Zélce

    ResponderExcluir
  2. Baixei o minibiblio e já cadastrei alguns livros. Obrigado pela dica do programa.

    ResponderExcluir
  3. Olá Angela,
    ótimo o seu artigo, muito útil!
    Por acaso tens algum endereço de site que faça essa organização online? digo, ter esse controle porém atraves de um site..

    abs

    Willians

    ResponderExcluir
  4. Willians, obrigada pela força. Andei procurando algum site que ofereça os serviço de hospedagem que procuras e não encontrei. Deixarei sua questão anotadinha e se aparecer algo te aviso... e ,se não for abuso, peço que caso encontre o site em questão me avise, pois acho que seria um ótimo serviço a ser utilizado.
    Abraços fortes, Angela Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Olá Angela, gostei muito da sua sugestão e vou começar a testar aqui em casa o minibiblio...
    só preciso entender melhor a dica que vc deu aí pra cima (tente cadastrá-los em ordem de coleção (por exemplo, cadastre todos os pocket, todas as obras do mesmo autor, etc). Se entendi corretamente, devo eu separar meus livros e ordena-los para cadastra-los?
    abraço Daniel (danielmaiochi@gmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel, obrigada por visitar o meu blog e desculpe-me a demora para a resposta. Quanto ao programa da minibiblio é o seguinte, a forma de ordenação numérica é inalterável, então os livros precisam ser lançados na ordem que vc quer que eles fiquem, agrupando as coleções e lançando uma após a outra. A simplicidade do programa tráz essa falha...
    Espero que tenha respondido a sua pergunta. Se precisares de algo, ficarei feliz se puder ajudar-lhe.
    Um grande abraço e boa sorte.
    Angela Mendez

    ResponderExcluir
  7. Com o intuito de ajudar na sugestão acima, organização dos livros. Pode-se lançar em uma planilha de excel os livros agrupa-los da forma que desejar e só então, digitar o acervo no minibiblio.
    Angela, prazer em conhecer o cultura de travesseiro.
    Um forte abraço
    Rogéria Pires

    ResponderExcluir
  8. Rogéria, obrigada pela sua participação. Certamente sua dica é importante e veio a contribuir para que o trabalho fique muito mais organizado.
    è sempre um prazer receber visitas interessantes e efetivas.
    Abraços.
    Angela mendez

    ResponderExcluir
  9. A sua dica foi ótima.

    Dr. Victor Travancas

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela sua participação Dr. Vistor. Seja sempre bem vindo ao Cultura de Travesseiro. Abraços,
    Angela Mendez

    ResponderExcluir
  11. Ops, é ao Dr. Victor que agradeço a visita..rsrsrs.

    ResponderExcluir
  12. Olá, acabo de conhecer seu blog e já tirei proveito dele. abraço.

    ResponderExcluir
  13. Que bom, espero contar com sua participação e visita... Um grande BJ

    ResponderExcluir
  14. Conhece o www.skoob.com.br acho que é a melhor maneira de catalogar os livros.

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Vc leu meus pensamentos! Sou fanatica por livros, principalmente os de fantasia e morro de ciumes das minhas preciosidades *-*... Excelente post, favoritei ja!

    Parabens e Sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei essas idéias. O programa Miniblio é maravilhoso, mas gostaria de saber se por acaso expira daqui alguns dias, se tem que registrar (por exemplo), ou comprar a licença (por exemplo). E também a quantidade de livros que podem ser cadastrados no programa.
    Parabéns pelo site!
    Fabiane (Jataí - GO)

    ResponderExcluir
  17. Olá Fabiane,
    Obrigada pelas belas palavras. Quanto ao programa, ela não expira e não é necessário compras ou licença para usá-lo. É free...
    Valeu pela participação.
    BJ

    ResponderExcluir
  18. Olá Ângela,

    Muitos parabéns pelo blog! Excelente!
    Tenho andado um pouco afastada dos meus hábitos de leitura e esta visita ao teu blog despertou-me a vontade outra vez...
    Tenho a certeza que vais ter esse efeito em muitas mais pessoas, o que é fantástico e louvável!

    Obrigada!!!

    Beijo grande.

    Sandra Horta (Portugal)

    P.S. Sou Engª Informática e quero dar uma vista de olhos nesses programas para organizar os meus livrinhos. Se calhar ainda me inspiro e quando arranjar um tempinho ainda me inspiro para escrever um...

    ResponderExcluir
  19. Andava à procura de um programa onde pudesse inventariar e organizar a pequena biblioteca que o meu pai deixou e nas minhas pesquisas encontrei este blog, vou ver os programas sugeridos e ver se se adequa ao que eu pretendo.è sempre bom encontrar alguém que partilhe os seus conhecimentos.Um abraço(Portugal)

    ResponderExcluir
  20. Oi Angela,

    Baixei minibiblio e gostei muito, mas estou com um problema e gostaria de saber se você pode me ajudar. Faço o registro do livros, mas quando dou ok ou saio do programa e volto, alguns livros somem. O que devo fazer? Pois estou com medo de começar a catalogar mais livros e ter que começar tudo novamente.

    Agradeço desde já.

    Glaucio (glaucio.douglas@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  21. no caso de ter mais de um exemplar? não consegui colocar quantidade de livros..

    ResponderExcluir
  22. Genial. Estou chocada com esse programa que vc utiliza. Estou querendo organizar a biblioteca do meu avô e essa será uma forma muito fácil de faze-la. Muito obrigada pela dica! Genial

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gostei do programa, mas estou com um probleminha: Cadastrei um livro, dei ok, ele apareceu na listagem, mas logo após simplesmente sumiu. Não sei para onde foi! Isso já aconteceu três vezes. Pode me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá Angela,
    Muito bom o post
    Tem um site on line para catalogar livros que é bem legal!!
    www.skoob.com.br
    É de graça e vc pode catalogar todos os livros lá.
    Abraço
    Cynthia

    ResponderExcluir
  25. Muito legal vç e o seu blog
    Não estava dando a devida atenção a minha biblioteca
    e saí daqui com vontade de frequenta-la mais...

    ResponderExcluir
  26. Amei seu blog, amo livros e tenho uma mini biblioteca com cerca de uns 400 livros e queria muito organizar pra ter controlo dos emprestados e a sua dica é muitoooooooooo útil pra mim, obrigada bjos.....

    ResponderExcluir
  27. Descobri por acaso o teu blog e resolvi deixar um comentário, pois gostei muito. Você está de parabéns.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito do blog e da dica!!!
    Já até instalei o MiniBlibio!
    Mas, alguem sabe me dizer como se enumera os livros?
    Acredito que esse seja o 1º passo!
    Minha dúvida é, ao seguir uma sequencia alfabética (seja por título, autor ou tema) como adicionar as novas adquisiçoes?
    Obrigada, Mari

    ResponderExcluir
  29. oi não consigo baixar nenhum desses, por acaso existe outros programas relacionados?

    ResponderExcluir
  30. Oi, nao consigo baixar nenhum desses programas. Por acso teria algum outro relacionado?

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal, também estava nesta busca incessante por um programa legal para organizar meus milhares de livros, e eu encontrei um programa (somente em inglês) perfeito, principalmente para quem usa o iTunes, é o Collectorz, basta você informar o ISBN do seu livro e o programa traz a foto e todas as informações do livro, então você cadastra o mesmo.

    http://www.collectorz.com/

    ResponderExcluir
  32. Obrigada! Era exatamente o que estava procurando ♡.♡

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...