Brincadeira de Criança

por Angela Mendez









Doce é a infância,
cheia de espaços a serem preenchidos
com lembranças e recordações.
Abertas a inéditos personagens.

Folhas inteiras em branco,
sedentas por novas e
inusitadas narrativas aventureiras.
O gosto pelo desconhecido,
a tendência pela rimada molecagem
e uma suave pitada de irresponsabilidade.

A única preocupação é ocupar e
completar os dias com brincadeiras...
Pular amarelinha
e chegar ao céu só com um pé,
que fácil que é!

Brincar de pique - esconde,
e encontrar os verdadeiros amigos,
onde estarão escondidos?
Girar Bambolê,
ter jogo de cintura, que agrura!

Na Dança das Cadeiras
às vezes se perde o lugar,
não vale chorar!
Pique-cola, está colado,
espere até ser resgatado.

Vamos fazer comidinha?
Depois da sobremesa, não precisa tirar a mesa.
Vamos seguir brincando,
batendo palmas e cantando:
- O Trem Maluco que sai de Pernambuco...

As Marias, aqui não são estrelas,
são cinco almofadinhas...
Joga a maior para o ar e pega as do chão,
uma à uma com a mesma mão,
enquanto os meninos jogam botão.

Mamãe posso ir? Quantos passos? De que?
Passos de tartaruga vamos dar
para o tempo não passar.
Uma roda vamos formar
que o ovo podre vou botar.

Passa o anel de mão em mão,
se adivinhar não me pega não.
Não adianta pedir ferrolho
que nessa brincadeira
pirata só tem um olho.

Está chovendo!
Não tem importância,
vamos seguir na infância.
Agora temos o Pega-Vareta e o Pula-Pirata,
vamos tira discordar para ver quem vai começar?

Banco Imobiliário? Fiquei milionário!
Trunfo o meu é mais potente,
se jogar Bafo você fica mais contente?
Resta Um – Opa! Restaram alguns.

Preste atenção!
Acompanhe as cores do Gênius,
enquanto toca a canção.
Não vale errar na repetição!

Come-Come do Odyssei,
logo depois o Atari.
A tecnologia aqui começa a avançar e
é difícil acompanhar.

Parou de chover.
A infância é tão bom de lembrar
que me esqueci e comecei a rimar...
rimas inocentes e despreocupadas,
sem precisar,
com o desconjuntado recear.


Agora chega! Não quero mais infantilidade,
já passei da idade.

Salada de Frutas, que cor? Que fruta?
Pêra, Uva, Maçã ou Mista,
vale um beijo na boca, mas nenhuma pista.
É difícil controlar,
já estou eu de novo à rimar.

Mas agora o disco vira CD e
a criança precisa a crescer...

Angela Mendez, 2007




Arquivos Cultura de Travesseiro :Textos de Ângela Oliveira

O Colorido Muro Azul de Céu
Franco Lusitano
Quintana Morada
Cigano Destino

Comentários

  1. eu naum consigo acahar pique colaaaaa pro meu trabalho de ed.fisica ahhhhh me ajudemmmmmmmm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...