Novas Fábulas com Novas Morais

Sapos Não Andam de Skate – Novas Fábulas com Novas Morais, do autor Jon Scieszka, é um livro infantil que agrada adultos. O livro apresenta dezesseis fábulas interessantíssimas que, como explica o próprio autor, "Esopo poderia ter contado se vivesse nos dias de hoje". Cada uma delas têm uma moral "novinha em folha", como por exemplo esta que inspirou o título do livro: "Todo mundo sabe que sapos não andam de skate, mas o que é mais triste é que eles acreditam em tudo o que vêem na teve".

Sapos não... foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras com tradução de Eduardo Brandão. Embora, digamos, ilegal e antiético, não resisti e copiei uma das fábulas do livro, livro, aliás, gentilmente cedido pela minha professora Líria(embora aparentemente comprometedora, esta citação é um agradecimento - Valeu Prof!). Então, A Palha e o Fósforo, abaixo transcrita, é uma das fábulas que me encantou pela criatividade, inovação e graça.



A Palha e o Fósforo

As férias estavam terminando. A palha tinha feito tudo o que se podia imaginar. Já estava entediada. Resolveu ir brincar com alguém de quem a aconselharam manter distância. “Vamos jogar damas”, propôs a palha. “Tudo bem. Eu jogo com as brancas, eu começo, eu faço dois movimentos e você um”, falou o fósforo. “Esqueça”, disse a palha. “Vamos jogar pingue-pongue”. “Tudo bem. Eu fico com a melhor raquete, eu saco primeiro e você tem que jogar com um olho fechado”, falou o fósforo. “Nem pensar”, disse a palha. “Acho melhor a gente assistir TV”. “Tudo bem. Você senta no chão e eu no sofá; eu fico com o controle e vemos o que eu quiser”, falou o fósforo. “Acho que minha mãe está chamando”, disse a palha. “Tchau!”.

MORAL: Não brinque com fósforos.


Scieszka, Jon. Sapos Não Andam de Skate – Novas Fábulas com Novas Morais. Tradução Eduardo Brandão - São Paulo, Companhia das Letras, 2001.



Arquivo Cultura de Travesseiro

O Colorido Muro Azul de Céu
Brincadeira de Criança
A Importância da Literatura
Mia Couto - Escritores da Língua Portuguesa -
Moçambique

Fabrício Carpinejar - Jovens Escritores do RS


Comentários

  1. Olá Angela. Estou visitando este espaço maravilhoso! Parabéns pelo excelente trabalho. Interessante suas publicações, uma grande contribuição. Feliz e honrado por sua amizade. Acredito; aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido... Porém quem segue acompanhado de um amigo com certeza vai mais longe... Espero sua visita! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Votos de um fim de semana feliz e divertido, muita paz, saúde, brilho, bênçãos, proteção e alegria. Fique com Deus.
    Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Valdemir, que satisfação receber tão belas e acolhedoras palavras. Fico feliz por encontrarmo-nos aqui. Conte com minha participação. Grande abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. muito bom! excelente fabula! parabensss

    ResponderExcluir
  4. Adorei a fábula, minha neta ficaria encantada, assim como eu ficava quando vovô lia para mim, fábulas de outros tempos, mas com lições parecidas.
    Beijão.
    Sil.

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa fábula !!!! muito legal,contei para minha filha ela adorou!!

    Beijos
    Caah

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa fábula. adorei! até usei-a para um trabalho da aula de português. rs
    otimo trabalho, parabens.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado adorei essa fábula,usei no trabalho de literatura e o professor adorou.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Já conhecia há algum tempo, levei-a para os meus alunos do 6° ano. e tivemos uma excelente discursão sobre a mesma.

    ResponderExcluir
  9. nao gostei pois sao pessimas

    ResponderExcluir
  10. não gostei porque não tem oque eu estava procurando

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...