Filme de Manoel de Oliveira - Amostra Santander Cultural/POA


O Santander Cultural de Porto Alegre estará neste mês de Março homenageando os 100 anos de ação do cineasta português Manoel Oliveira . A mostra especial reúne um conjunto expressivo de filmes com ENTRADA FRANCA. Confira a programação e a sinopse dos filmes:


  • 20 Março - sexta
    15h Non ou A vã glória de mandar
    17h A caixa
    19h O princípio da incerteza

  • 21 Março - sábado
    15h Vou para casa
    17h A carta
    19h Aniki-bobó

  • 22 Março - domingo15h O céu de Lisboa
    17h Um filme falado
    19h Douro, faina fluvial + Porto de minha infância

  • 24 e 25 Março - terça e quarta
    15h Um filme falado
    17h A carta
    19h Palavra e utopia

  • 26 Março - quinta
    15h Porto de minha infância
    17h Non ou A vã glória de mandar
    19h Vou para casa

  • 27 Março - sexta
    15h A carta
    17h Porto de minha infância
    19h O princípio da incerteza

  • 28 e 29 Março - sábado e domingo
    15h A caixa
    17h Non ou A vã gloria de mandar
    19h Vale Abraão.


    Douro, Faina Fluvial (1931)
    Primeiro filme de Manoel de Oliveira, feito com uma câmera dada por seu pai. Sob a influencia de Berlim - Sinfonia de uma grande cidade (1927, Walter Ruttmann), o documentário capta aspectos sociais e naturais das margens do rio Douro na cidade do Porto: a agitada circulação, o carregamento e descarregamento dos barcos; o rio, seu ambiente e o ritmo humano; a ponte e os bairros ribeirinhos.

    Aniki-Bobó(1942)
    O titulo alude a uma fórmula mágica que, nas brincadeiras de crianças, permite determinar quem é polícia e quem é ladrão. Filmado em Ribeira, bairro popular da cidade do Porto.

    Non ou A Vã Glória de Andar (1990)
    Durante a última guerra colonial portuguesa, um subtenente relembra um conto épico sobre Portugal, seu país. Sua plateia é formada por companheiros de batalha, que estão de patrulha numa selva africana. O conto fala de algumas grandes derrotas e o subtenente conclui sua história em 25 de Abril de 1974: o dia da Revolução.

    Vale Abraão (1993)
    Ema, uma mulher excepcionalmente bela, casa com Carlos Paiva, mas não o ama. Obcecada pelo luxo, manipula a atração que exerce sobre os homens, mantendo amantes que a divertem. Por esse comportamento, acaba sendo chamada de "Bovarinha". Rodado na região do Douro, norte de Portugal.

    A Caixa (1994)
    Um cego pede esmolas á porta de sua casa, em Lisboa. Todo o dinheiro que ganha é colocado em uma caixa que já foi roubada uma vez. Quando a caixa é roubada pela segunda vez, todos os frequentadores do lugar tornam-se suspeitos. A chegada de um segundo cego, com uma caixa semelhante alvoroça a todos,preparando uma tragédia.

    A Carta (1999)
    Depois de sofrer uma desilusão amorosa, uma jovem aceita se casar com um renomado médico, mesmo sem amá-lo. tempos depois, ela redescobre a paixão ao conhecer um cantor. O peso desse amor proibido faz com que ela divida seu dilema com o próprio marido, que não suporta a terrível notícia e morre alguns meses depois.

    Palavra e Utopia (2000)
    Em 1663, o padre António Vieira é convocado a comparecer diante da inquisição portuguesa. Ele precisa explicar as ideias que defende, ao questionar a escravidão, a situação dos índios e as relações império-colônia. Perante os juízes, padre Vieira passa a limpo seu passado desde a juventude passada no Brasil e os anos de noviciado na Bahia.

    Vou Para Casa (2001)
    Paris, início de 2000. Gilbert Valence é um ator de teatro cujo talento e carreira bem sucedida sempre lhe renderam os papéis mais cobiçados. Com a morte da mulher, filho e genro em um acidente, Gilbert se vê diante da complicada situação de conciliar a criação do neto, recém-órfão, e seguir a carreira artística.

    Porto de Minha Infância (2001)
    Manoel de Oliveira volta à sua cidade natal, o Porto, cenário de diversas de suas fitas. desta vez, decide filmar a cidade não com os olhos de um documentarista, mas sob a ótica da memória. É a cidade de sua infância, que sobreviver apenas em recordações, testemunhos, sinais, palavras de canções e antigas fotografias.
    termina refazendo a mesma imagem que usa para abrir "Douro, faina fluvial".

    O Princípio da Incerteza (2002)
    António é rico e faz parte de uma família tradicional. José é o filho da empregada que vigia todos os passos dos dois garotos com seu olhar protetor. Ao se tornarem adultos, os jogos do amor irão torná-los ainda mais cúmplices. António se casa com Camila, por quem José sempre foi apaixonado, e mantém como amante a perigosa Vanessa, sócia de José em negócios escusos. Para complicar ainda mais essas relações, só falta um personagem: o diabo, com quem todos terão que dialogar.

    Um Filme Falado (2003)
    Rosa Maria, jovem professora de História, embarca com a filha em um cruzeiro. o navio sai de Lisboa e atravessa o mar mediterrâneo com destino a Bombaim, na Índia, onde seu marido a espera. Duarante a travessia, ela visita pela primeira vez lugares sobre os quais falava em suas aulas: Marselha, as ruínas de Pompeia, Ceuta, Atenas, as pirâmides do Egito e Istambul. Mas uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e a vida dos passageiros quando o navio atravessa o Golfo Pérsico.

    O Céu de Lisboa
    (1995)
    Philip é um engenheiro de som que vai a Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich a concluir seu filme. Ele atravessa a Europa de norte a sul, até a capital portuguesa, mas chega tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o amigo não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som, filmadas nas ruas de Lisboa.




    Arquivo Cultura de Travesseiro:
    Manoel de Oliveira - 100 Anos de Ação
    Filmes para Aprender História
    Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
    José Craveirinha - Escritores da Língua Portuguesa -
    Moçambique

    José Craveirinha... O Poeta Africano
    Mia Couto - Escritores da Língua Portuguesa -
    Moçambique

    Poesia Mia Couto
    Contos Mia Couto

  • Comentários