Pílulas Gramaticais: Erros Mais Comuns I

O resultado do jogo, não o abateu.
ERRO: Não se separa com vírgula o sujeito do predicado, da mesma forma que não se coloca vírgula entre o verbo e seu complemento. A forma correta prescinde a vírgula.

A promoção veio "de encontro aos" seus desejos.
ERRO: "De encontro a" significa condição contrária. O correto é a expressão "ao encontro de" que expressa situação favorável.

Comeu frango "ao invés de" peixe.
ERRO: "Ao invés de" significa apenas ao contrário (ao invés de entrar, saiu. )"Em vez de" é a expressão que indica substituição - Comeu frango em vez de peixe.

É hora "dele" chegar.
ERRO: Não se deve fazer a contração da preposição com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo: É hora "de ele" chegar.

Á medida "em" que a epidemia se espalhava...
ERRO: "Á medida que" a epidemia se espalhava... é o correto. Existe ainda "na medida em que" (tendo em vista que) - É preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem.


Arquivo Cultura de Travesseiro
Erros Mais Comuns - II
O Humor do Português - João Batista Gomes
Língua Portuguesa I - Lycio Faria
Língua Portuguesa II - Lycio Faria
Língua Portuguesa III - Lycio Faria
Crase
Homônimos e Parônimos
Locuções
Novas Regras - Acordo Ortográfico 2009
Português I
Português II
Português III


Comentários

  1. Angela, gostei de seu blog e da parte gramatical. Nossa, tenho um filho no 2º ano do ensino médio, está tendo dificuldades em português, principalmente na parte de interpretação de textos. Se vc tiver alguma sugestão para que eu possa ajudá-lo, agradeço.

    Lena

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...