FÁBULAS: ESOPO, FEDRO E LA FONTAINE


A palavra latina "Fábula" deriva do verbo fabulare - "conversar, narrar" -  e dessa origina-se o substantivo português "fala" e  o verbo "falar".


A fábula é um dos gênero literário  mais antigos, encontrado praticamente em todas as culturas humanas e em todos os períodos históricos. Teve início, assim como os contos de fada, na oralidade e tem, com isso, uma ligação muito íntima com a "sabedoria popular".

Sua estrutura é facilmente identificada: narrativa pequena que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude humana, terminando sempre em uma moral - lição de moral. A maioria das fábulas, para representar esses traços do caráter humano, tem como personagens animais ou criaturas imaginárias (fabulosas) que, geralmente, falam.

A fábula, segundo registros, teve origem na Grécia Antiga e seu maior representante foi o “grande contator de histórias”, Esopo (século VI a.C). Embora Esopo não tenha deixado nenhuma fábula escrita, suas narrativas orais foram, mais tarde, registradas por alguns autores, dentre os quais se destaca o romano Fedro (15 a.C - 50 d.C). Algumas fábulas de Fedro são extremamente conhecidas, tais como: "A rã e os bois"; "A raposa e as uvas"; e a exploradíssima "O lobo e o cordeiro”.

No século XVII, na França, viveu o mais importante fabulista da era moderna: La Fontaine (1621 - 1695). La Fontaine, além de reescrever , em versos franceses, muitas das fábulas antigas de Esopo e Fedro, compôs suas próprias fábulas. É dele, por exemplo, a fábula mais conhecida de todo o ocidente;"A cigarra e a formiga".

Aqui no Brasil, Monteiro Lobato (1882-1948), em seu projeto de criar uma literatura brasileira voltada às crianças e aos jovens, interessou-se por este gênero tradicional. Escreveu o livro “Fábulas”, no qual reconta, em prosa brasileira moderna, algumas das fábulas antigas de Esopo, Fedro e La Fontaine, e apresenta outras de sua autoria.

Pode até acontecer de existir quem não conheça o gênero fábula, mas a moral de algumas dessas histórias acabou se tornando provérbios ou expressões que, certamente, é de conhecimento comum. Frases como: “Quem ama o feio bonito lhe parece” ou “Quem desdenha quer comprar”, são alguns exemplos de provérbios originários de fábulas. E a expressão “Mãe coruja”, você sabe a origem?


A RAPOSA E AS UVAS
Jean de La Fontaine

Certa raposa matreira,

que andava à toa e faminta,
ao passar por uma quinta,
viu no alto da parreira
um cacho de uvas maduras,
sumarentas e vermelhas.
Ah, se as pudesse tragar!
Mas lá naquelas alturas
não as podia alcançar.
Então falou despeitada:
- Estão verdes essas uvas.
Verdes não servem pra nada!

Moral da História: Como não cabem quatro mãos em duas
luvas, há quem prefira desdenhar a lamentar.



A CORUJA E A ÁGUIA
Monteiro Lobato
Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.

- Basta de guerra - disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
- Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...

Moral da História: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

Comentários

  1. Delícia de post, adoro fábulas e adorei conhecer a história.

    Cacau

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro trabalhar com o gênero fábulas, mesmo com meus alunos maiores, pois os resultados são sempre muito bons. É certo que devemos valorizar os textos novos, sem deixar, contudo, que se perca o encanto de outros tão especiais como as fábulas.

    ResponderExcluir
  3. muito legal essas fabulas

    ResponderExcluir
  4. Tem poucas fabulas....

    ResponderExcluir
  5. Gostei do blog, tudo interessante!
    Estava pesquisando fábulas e parei por aqui, foi bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal de mais essa fabulas gostei!
      amei de mais quero mais muito mas........kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Muito bom! Para mim foi uma grande ajuda.Obrigada

    ResponderExcluir
  7. kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka muito legal essas fabulas coloca mais na pagina

    ResponderExcluir
  8. leiam "Desumanas Fábulas"-sugestão...tem na Estante Virtual

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...