A Língua do Brasil Amanhã e Outros Mistérios

Mário Perini


A proposta hoje é realizar uma breve exposição acerca das principais temáticas discutidas no livro A Língua do Brasil Amanhã e Outros Mistérios, de autoria do professor Mário Perini. O professor explica que tal ensaio, a exemplo de sua anterior publicação - Sofrendo a Gramática - foi pensado e constituído para atender ao leitor que se interessa pelo estudo da gramática sem ser um especialista em linguística.


Perini fundamenta seu livro em examinar e desmistificar três hipóteses recorrentes a respeito da nossa língua portuguesa: a língua desaparecerá em benefício de outra língua expansionista – o inglês no caso; o português vai se misturar com o espanhol, falaremos então o portunhol ; nossa língua vai se corromper pelo uso de gírias e formas populares de expressão.

A respeito da primeira questão, a extinção da nossa língua em função dos empréstimos linguísticos (principalmente provenientes do inglês), Perini explica que pouca gente sabe, mas empréstimos são um fato da vida e sempre existiram (p. 13). Muitas palavras do nosso vocabulário são de origem estrangeira e foram incorporadas à língua sem causar lesões. A Língua Portuguesa, assim como todas as línguas, precisa crescer para dar conta de tantas novidades e para isso tem que aceitar empréstimos - o que não constitui nenhuma ameaça -, defende o autor que acredita que os falantes possuem um bom senso inato que os impede de utilizar termos estrangeiros além de um certo limite, conferindo ao fenômeno atestada efemeridade.

A segunda questão levantada por Perini, a fusão de línguas originando o portunhol, fundamenta-se numa tese formulada por um linguista norueguês que, em entrevistado pela revista veja, declarou que as línguas mais difundidas, como o inglês e o espanhol vão se tornar às únicas línguas do mundo dentro de algum tempo, e o português vai se misturar ao espanhol, originando o portunhol. A previsão do linguísta norueguês é totalmente desvalidada por Perini, que defende a ideia de que o ser humano tem um apego muito especial a sua língua e tal fusão é ilusória e infundada.

Chegando a terceira hipótese levantada, a corrupção da língua pela introdução de elementos da língua popular, essa literalmente “dá pano para manga”.O autor argumenta que a língua é, aceitem ou não, viva e está sempre mudando “se não ainda estaríamos falando latim”. Usando de conceitos da linguística, como o preconceito linguístico, a fictícia ideia de uma única língua e a não consideração das diferenças existentes de fala e língua.

Ainda que o livro A Língua do Brasil Amanhã e Outros Mistérios não represente nenhuma  força inovadora  no campo da linguística, o livro de Perini, com sua narrativa estruturada em estilo de “bate papo”, desmistifica, ou esclarece, com graça algumas concepções e acepções a respeito da língua. A Língua do Brasil Amanhã, então, apresenta uma linguagem simples e acessível, ou, como o próprio autor define, uma leitura leve, descompromissada, algo para se ler enquanto se espera o ônibus, ou no fim do dia, quando não tem nada melhor na TV (P.9).

Angela Francisca Mendez de Oliveira



Arquivo Cultura de Travesseiro


Subjetividade da Fala - Benveniste
A Linguagem das Placas
A Função da Escola
Blogs em Sala de Aula
O Dinamismo Lexical: O Dizer Nosso de Cada Dia
Sobre o Ensino de Português na Escola - Sírio Possenti
Estrangeirismos: Desejos e Ameaças - Carlos Alberto Faraco
Resumo: Poesia Não é Difícil - Introdução à Análise de Texto Poético - Carlos Felipe Moisés
Oralidade e Letramento - Luiz Antonio Marcuschi
Gêneros Textuais

Comentários