Paulo Scott - Jovens Escritores do RS

paulo scott


Poeta, contista e romancista, Paulo Scott nasceu em Porto Alegre e é considerado uma das revelações da literatura contemporânea brasileira. Formado em direito e professor universitário de direito econômico, seu primeiro romance foi lançado em 2001. Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros foi publicado sob o pseudônimo de Elrodris.

Hoje colunista do Portal da Literatura e Arte Cronópios e da revista eletrônica Terra Magazine, em 2003 Scott lança o livro de contos Ainda Orangotangos, pela editora Livros do Mal. Em 2004, Paulo Scott foi um dos três finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura com o livro de contos que despertou curiosidades.


“Os personagens dos contos do escritor gaúcho Paulo Scott estão em conflito. Perderam, e não lembram onde, aquilo que os tornaria seres humanos. Vivem situações-limite, à beira do surreal, num tom seco, brutal, fechado a alternativas. (…) o contista fala do desafio de existir, sobretudo nutrindo esperanças e lucidez. Scott ilumina a face tenebrosa dessas caricaturas humanas sujeitas a comportamentos bizarros, grotescos e - o mais importante, embora perturbador - familiares. Como se qualquer um pudesse cometer as mesmas insanidades e excessos, apesar da impossibilidade de admiti-lo.”

O Estado de S.Paulo, por Francisco Quinteiro Pires



"Ainda Orangotangos, o livro de Paulo Scott, é um painel contundente de uma Porto Alegre habitada por pessoas que se movem impulsionadas por instintos e razões às vezes não-civilizadas (...)"

Zero Hora, setembro de 2008, por Daniel Feix.



"Os contos colocam a violência no patamar do absurdo, com paroxismos de crueldade. [...] No conto 'Nada em cima do invisível', Scott manipula o inconsciente possível num ato de violência [...].”

Jornal do Brasil, setembro 2008, por Cecília Giannetti.


O primeiro romance de Scott surge em 2005, Voláteis, lançado pela Editora Objetiva, inaugurando o projeto Coleção Fora dos Eixos, que pretende revelar talentos literários de fora do eixo Rio-São Paulo. O romance de Scott é provado pela público e pela crítica.


"Seus contos, poemas e romances, como o ótimo Voláteis (Objetiva), mostram sujeitos ansiosos em cidades inexistentes (...) Os diálogos são poderosos"
Revista Época, março 2007, por Gisela Anauate


“[...]o autor criou personagens à margem das convenções sociais, gente que circula numa atmosfera de cinismo e transgressão. Num enredo de alta-tensão psicológica os personagens parecem atados num círculo vicioso, fadados a vínculos “vampirescos”. São relações que ora sugam e dominam. Ora seduzem e corrompem. São figuras voláteis não por serem aladas e possuírem leveza. Mas porque são perecíveis, humanamente frágeis e carentes. Não sentir o peso da existência implica encharcar-se de álcool e urgências. O romance dá a dica que o inferno não é o “outro”, mas o próprio “eu” dissolvido em niilismo e desassossego.”
O Globo, março 2007, por Cristina Zarur.


No ano seguinte Scott envolve-se em vários projetos. Acompanha as filmagens do longa metragem Ainda Orangotangos, uma adaptação de 6 contos do livro do autor, criada pelo diretor Gustavo Spolidor. Lança os livros de poesia A Timidez do Monstro, pela editora Objetiva, e Senhor Escuridão, pela editora Besttrans Brasil, ao mesmo tempo em que escreve a peça Crucial Dois Um .

[..] com certeza leitores vão estranhar os textos de Scott, achando que aquilo não é poesia – em parte o preconceito decorre da idéia romântica do poema, bobagem que continua a persistir. Deve-se lembrar que muitos poemas considerados como 'anti', quando apareceram, se tornaram canônicos, como foi o caso de Drummond e aquela pedra."
Revista Cult, maio de 2006, sobre Senhor da Escuridão.



“Por tudo isso, eis um trabalho provocador e inteligente, obrigatório para quem goste de coisas bem feitas, obras que quebrem o cotidiano e provoquem nossa curiosidade."

Jornal do Comércio, por Antonio Hohlfeldt, sobre Crucial Dois em Um.


“Não adianta, a poesia bailou. A festa promovida por Paulo Scott, que recém-lançou o desconcertante romance Voláteis e que se prepara para reincidir num gênero que ele definitivamente está sacudindo, a poesia (Senhor Escuridão, a sair na próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo), é regada a substâncias que não identificamos e, no entanto, não nos fazem sonhar. O sonho vinha de antes, do lirismo sem liberdade e acomodado que nos deixava adormecidos ou nos distraía com alucinações pseudo-adultas. A Timidez do Monstro nos dá o safanão inadiável e nos carrega para encarar uma manhã desfigurada. São 57 poemas roendo a corda do relógio, instalando-se, como um vírus, felizmente já identificado. Há toda uma literatura sobre esse vírus: Histórias Curtas para Domesticar as Paixões dos Anjos e Atenuar os Sofrimentos dos Monstros, Ainda Orangotangos, mais o romance já citado e, agora... isto!”
O Estado de São Paulo, 03 de maio de 2006, por Paulo Bentancur.




Com tantos lançamentos e projetos o escritor Paulo Scott passa a ser citado em muitos veículos de comunicação. No ano de 2007 a Besttrans Brasil lança a nova edição de seu livro "Ainda Orangotangos", esgotado desde 2005, o filme estreia no Festival Internacional de Cinema de Roterdã e em 2008 ganha as telas do Brasil, gravando definitivamente o nome de Scott nos círculos culturais do país.



Créditos e Fontes:

Clipagens: www.elrodriselrodris.blogspot.com

Fonte: "A Presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul." - monografia de Angela Mendez

Pesquisa: www.cronopios.com.br / www.wikipedia.org



Arquivo Cultura de Travesseiro

Carol Bensimom - Jovens Escritores do RS
Fabrício Carpinejar - Jovens Escritores do RS
Daniel Pellizzari - Jovens Escritores do RS
Daniel Galera – Jovens Escritores do RS
A Importância da Literatura
Novos Escritores
Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
Romances Históricos - Livros Interessantes...
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros...
Concursos Literários 2009

Comentários

  1. Gostei, já tinha lido algum comentário sobre o autor, mas agora tenho ótimas referencias.
    Pegue os selos que deixei p/ vc no meu blog tutoraead.bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...