Carol Bensimon - Jovens Escritores do RS

carol bensimom

Nascida em Porto Alegre em 1982, Carol Bensimon é formada em publicidade. Como sua paixão era a literatura, deixou a profissão para se dedicar a arte Literária tornando-se mestra em Teoria Literária.

Publicou alguns contos na Zero Hora e nas revistas Ficções e Bravo. Recebeu prêmios de revelação literária e em 2008 publicou sua primeira obra, "Pó de Parede", lançado pela Não Editora, finalista do Prêmio Açorianos, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre.

“Composto de três histórias que, embora autônomas, têm em comum uma melancólica visão da passagem da adolescência para a vida adulta, o livro consegue apropriar-se desse tema de forma bastante original. Fugindo da banalidade de uma narrativa egóica e linear, Carol constrói personagens verossímeis que vivenciam um mundo reconhecível, por meio de olhares diversos e complementares, e se utilizam de uma linguagem que, como o pó da parede, esconde estruturas sólidas."
*Revista Bravo, por Luiz Ruffato.



"A expressão pó de parede remete à arquitetura e à passagem do tempo, e é a articulação justamente desses dois elementos o mote das narrativas reunidas por Carol Bensimon em seu livro de estréia. Três histórias que apresentam uma unidade e um domínio técnico admirável para uma primeira publicação autoral."
*Zero Hora, por Carlos André Moreira.




Atualmente Carol cursa doutorado na Sorbonne Nouvelle, em Paris e trabalha seu segundo livro, o romance "Sinuca embaixo d'água", vencedor da Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Literária. "Sinuca embaixo d'água", segundo a autora, será lançado em meados de 2009.


Créditos e Fontes:

Clipagem :carolbensimon.com

Fonte: Monografia de Angela Oliveira, titulada "A presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul."



Arquivo Cultura de Travesseiro

Fabrício Carpinejar – Jovens Escritores do RS
Daniel Pelizzari – Jovens Escritores do RS
Daniel Galera – Jovens Escritores do RS
Paulo Scott - Jovens Escritores Escritores
A Importância da Literatura
A Presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul
Novos Escritores
Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
Romances Históricos - Livros Interessantes...
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros...
Concursos Literários 2009

Comentários

  1. Na minha opinião, vc já tem o melhor blog do diHITT, vc é fant[ástica, não faz idpeia do quanto aprendo contigo...e, eu, que pensava que sabia muito....bobagem minha...rs...parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...