Daniel Galera - Jovens Escritores do RS

daniel galera

Daniel Galera nasceu em julho de 1979, na cidade de São Paulo, mas morou a maior parte da vida em Porto Alegre. Formado em Publicidade e
Propaganda pela UFRGS, além de escritor, atua como tradutor de língua inglesa, edita o blog Rancho Carne e é hoje considerado pela crítica como uma das principais referências da nova geração de escritores no Brasil.

Iniciou suas publicação na internet em 1996 e, em 1998, tornou-se colunista do ezine CardosoOnline (COL) , um dos mais populares fanzine eletrônicos que alcançou o número de 5.000 assinantes e contribui para o lançamento de alguns escritores da nova geração. Lançou em 2001 "Dentes Guardados" (pdf aqui), seu primeiro livro, pela editora Livros do Mal, editora criada, no mesmo ano, por Galera em sociedade com os amigos Daniel Pellizzari e Guilherme Pilla.

"Dentes Guardados" teve duas edições esgotadas, contos adaptados para o teatro e chegou a ser lançado na Itália. Os quatorze contos que o compõe chamaram a atenção de alguns críticos que voltaram as atenções para Daniel Galera sobre o qual escreveram :



“[...] um escritor estreante com consciência dos poderes subjetivos da literatura.”
*Folha de São, por Paulo Bernardo Carvalho.



“Refletindo o combate entre uma neurose enferrujada provocada pelo ambiente hostil do capitalismo e a erupção dos instintos humanos como uma ruptura brutal e efêmera com a civilização, as criaturas do autor vêem-se suspensas.”
*Ócio do Caramujo, por Rodrigo Moreno.



“Daniel Galera anda no fio da navalha da ficção e confissão. A começar pelo título, tirado de Hilda Hilst, "Dentes guardados" estabelece diálogos com a tradição literária, mas cada uma das 14 histórias é atravessada por referências ao cotidiano de jovens intelectualizados e saudavelmente insatisfeitos com a vida. Isso se manifesta, é claro, em situações, mas principalmente no bom ouvido de Galera para registrar o coloquial sem descuidar da forma. Seus personagens são facilmente reconhecíveis, mas não decalcam a vida: são, por tudo isso, solidamente literários [...]”.
*Revista Época, Paulo Roberto Pires.



Em 2003, aos 23 anos, Daniel escreveu seu segundo livro, a novela "Até o dia em que o cão morreu", lançado inicialmente pela editora Livros do Mal. Como sua primeira obra obtivera grande êxito, a novela caíra nas graças dos leitores. "Até o dia em que o cão morreu" projetou seu nome nacionalmente e foi festejado pela crítica por seu caráter renovador.


“"Estou lendo, e admirando pra burro, o estilo de um garoto chamado Daniel Galera. O menino gaúcho tem apenas 23 anos e escreve como um velho endemoniado. Até o Dia em que o Cão Morreu, da editora Livros do Mal, merece uma visita. É escrita de cachorro grande."
*Revista Caros Amigos, Carlos Castelo Branco.



“O que parecia uma história de amor se torna uma espécie de fábula sobre a decadência [...]. Quem sabe por isso emane do livro uma aura que lhe confere, desde já — e sem favor nenhum —, o status de clássico"
* O Globo, por Ronaldo Bressane.



““É possível que [Galera] tenha captado como ninguém o espírito dessa geração que, aos olhos dos mais velhos, parece perdida e desejosa de prolongar indefinidamente a adolescência. Seja como for, Até o dia em que o cão morreu revela um escritor talentoso e cheio de personalidade, que tem no frescor da linguagem sua virtude mais evidente.”
*Carta Capital, José Geraldo Couto.



O nome Daniel Galera desperta o interesse da renomada editora Companhia das Letras que lança em 200 seu terceiro livro, "Mãos de Cavalo", marcando a passagem do autor rumo a ascensão literária. Um romance que tem Porto Alegre por cenário e conduz o leitor a percorrer, na bicicleta do personagem, os bairros e os pontos peculiares da cidade.

A segunda edição de "Até o dia em que o cão morreu" foi lançada em 2007, pela Companhia das Letras e no mesmo ano é adaptada para o cinema por Beto Brant e Renato Ciasca.

Sob o nome de Cão Sem Dono, o filme recebeu duas indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias de melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Ganhou três prêmios no Festival do Audiovisual, e no Festival de Cuiabá foi escolhido na categoria melhor Atriz (Tainá Müller).

Daniel Galera conquistou seu espaço no círculo literário e recebe incentivo por parte dos meios de comunicação sempre atentos à literatura e suas novas apostas. Neste ano, 2008, Galera lança seu mais recente livro, "Cordilheira", ao qual muitos aguardam esperançosos por testemunharem a metamorfose daquele que acreditam tornar-se-á um futuro “mestre da literatura”...



BIBLIOGRAFIA DE DANIEL GALERA

Cordilheira
Romance editado pela Companhia das Letras em 2008.

Mãos de Cavalo
Romance lançado em 2006 pela Companhia das Letras.

Até o Dia em que o Cão Morreu
Novela romântica lançada pela editora Livros do Mal em 2003 e reeditada pela Companhia da Letras em 2007.

Dentes guardados
Primeiro livro do autor, composto por quatorze contos lançado pela editora Livros do Mal, em 2001.


*clipagem disponíveis no site: ranchodacarne.org

*Fonte: Monografia de Angela Oliveira, titulada "A presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul."



Arquivo Cultura de Travesseiro

Carol Bensimom - Jovens Escritores do RS
Fabrício Carpinejar - Jovens Escritores do RS
Daniel Pellizzari - Jovens Escritores do RS
Paulo Scott - Jovens Escritores do RS
A Presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul
A Importância da Literatura
Novos Escritores
Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
Romances Históricos - Livros Interessantes...
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros...
Concursos Literários 2009

Comentários

  1. Gostaria de uma parceria na Literatura, alguma editora do RS ou SP. Muitas obras a publicar e com público alvo em todo o Brasil e boa parte do Mundo. Satisfação, com humildade, abraço. E-mail. vandergois@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...