Novos Escritores




O que faz da literatura, literatura? Existem muitos teóricos que discutem a questão e com isso temos cada vez mais ampliado o caminho para conceituar esse fenômeno tão complexo e, em certo sentido, inclassificável.

O conceito de literatura passou por várias transformações ao longo de sua história para ser entendido como é hoje. Marisa Lajolo defende, ao discorrer sobre o conceito de literatura, no livro "Literatura: Leitores e Leitura", a diversificação dos conceitos formulados e a necessidade de se preservar as sortidas acepções sobre o que é literatura.

Os sentidos sobre literatura variam tanto que houve um tempo em que praticamente tudo o que se escrevia era literatura, tanto que, ainda nos dias atuais, ouvimos termos como literatura médica, literatura policial, literatura gastronômica etc. Lajolo desafia: com formas tão diferentes de produção e circulação de objetos igualmente dominados literatura, será que é possível defini-la?.

A autora afirma ainda que as definições acerca dos textos que servem ou não para constituir o conceito literatura, funcionam, sempre, para que as produz.

“E por que não funcionariam? Afinal, pensadores, escritores, artistas e demais envolvidos em teorias e práticas de literatura discutem, escrevem, polemizam (antigamente às vezes até duelavam!) e molduram conceitos de seu tempo, aos horizontes dos leitores, às práticas de leitura em vigor. Por isso parecem explicar de forma convincente o que é literatura. [...] Quando surgem novos tipos de poemas, de romances e de contos e outras multidões de leitores entram em cena, aquela livralhada toda passa a ser lida de forma diferente. Os novos leitores [...] engatam novas discussões, formulam novas teorias, propõem novos conceitos até que a poeira assenta para, de novo, levantar-se em nuvem tempos depois”.



Embora quando se afirma que a literatura é inclassificável ela já esteja sendo classificada, o sentido do termo inclassificável se justifica quando pensamos a literatura sob a perspectiva do leitor. É este quem dirá se um texto é literatura ou não.

Se a escrita é uma forma de linguagem e as diferentes formas de linguagem servem para comunicar algo a alguém, compreende-se que a literatura, modalidade da linguagem escrita, também tem por meta a comunicação de uma mensagem a um tipo de leitor capaz de interpretá-la, de torná-la comum. Portanto, caberá ao leitor o juízo de valor sobre a literariedade de uma obra.

Conceitos à parte, as discussões sobre livros, literatura e leitores, só são possíveis porque a arte do fazer literário não se restringiu aos séculos passados. Neste blog apresentamos a importância da literatura, da leitura como ferramenta de construção e evolução do homem e ponderamos sobre a necessidade de se formar leitores. Cabe-nos agora questionar a importância de renovação da literatura em si, visto que a literatura sempre foi e, enquanto existir continuará sendo, um denominador comum da experiência humana .

Para que experiências, atitudes, culturas e conceitos continuem a ser registrados, precisamos de escritores dispostos a narrar continuamente a humanidade. A literatura não pode estacionar . Acompanhada às novas gerações vem novos movimentos, novas crises humanísticas que carecem de registro para servir a gerações, atuais e futuras, sucessivamente. Se refletimos sobre tempos passados para remontar o nosso, como reconheceremos o que deve ser mudado, então, se não ponderamos as questões que permeiam a época atual.

Do exposto, basta firmar, então, que o novo escritor tem um papel fundamental a cumprir, uma vez que o declínio do ato de narrar é também um declínio na condição existencial dos próprios homens.



Arquivo Cultura de Travesseiro

A Presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul
Carol Bensimom - Jovens Escritores do RS
Fabrício Carpinejar - Jovens Escritores do RS
Daniel Pelizzari – Jovens Escritores do RS
Daniel Galera – Jovens Escritores do RS
Paulo Scott - Jovens Escritores Escritores
A Importância da Literatura
Novos Escritores
Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
Romances Históricos - Livros Interessantes...
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros...
Concursos Literários 2009


Comentários