A Presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul

alessandro garcia ALESSANDRO GARCIA


Nascido em Porto Alegre no ano de 1979, Alessandro Garcia é escritor, dramaturgo e um dos editores da Fósforo. Trabalha com publicidade, literatura e jornalismo cultural. Escreve nos sites Paralelos, Simplicíssimo, Duplipensar, Cronópios, entre outros. Escreveu o livro "A sordidez das pequenas coisas" , lançado em 2006, pela editora Fósforo.


andré czarnobai ANDRÉ CZARNOBAI – “O Cardoso”
Porto-alegrense, nascido em 1979, Cardoso, como é conhecido, criou o CardosOnline, o mais famoso fanzine eletrônico do Brasil. Cardoso é jornalista e pratica o chamado jornalismo Gonzo, que é um estilo no qual a reportagem é escrita em primeira pessoa e enfoca o sentimento obtido pelo repórter ao longo da matéria.

Cardoso escreveu “Cavernas & Concubinas”, livro considerado “literatura de internet”, que reúne 41 histórias nas quais conta causos e faz reflexões sobre os mais variados temas. Cardoso procura minimizar a distância entre a língua por ele falada e a literatura que faz, então, não é raro encontramos em seus textos palavras e vocábulos novos, mistura de palavras e de expressões, citações, comparações.


A. xerxenersc ANTONIO XERXENESKY
Nasceu no ano de 1984, em Porto Alegre. É ex-estudante de Direito, ex-estudante de Física e atualmente estudante de letras na UFRGS. Suas narrativas são influenciadas por Thomas Pynchon, James Joyce e Júlio Cortazar. Escritor de gênero Faroeste, “Areia nos Dentes” é seu romance de estréia, lançado pela Não Editora.


ítalo ogliari ÍTALO OGLIARI
Nascido em Porto Alegre, no ano de 1977, Ítalo é graduado em Letras e Mestrado em Teoria Literária. Foi aluno do escritor Luiz Antônio de Assis Brasil na Oficina de Criação Literária pelo programa de Pós-Graduação da PUCRS.

Em 2001 criou a Construção Filmes, uma produtora independente de cinema, dedicada à produção em super-8, vencedora de alguns prêmios no Festival de Gramado. Em 2005 foi agraciado com o Prêmio Coleção 2000 / Caixa RS, com o livro “"Ana Maria não tinha um braço”. Ítalo escreveu também “A mulher que comia dedos”.


benevenutti MARCELO BENVENUTTI

Escritor Porto-Alegrense, nascido em 1970, autor de "Vidas Cegas" (livro de contos, lançado em 2002 pela Livros do Mal); "O Ovo Escocês" , "Manual do Fantasma Amador" e "Arquivo Morto" (Kafka Edições).


samir machado de machado SAMIR MACHADO DE MACHADO
Nascido em Porto Alegre, em 1981, Samir é publicitário, designer gráfico e professor. Participou da Oficina Literária do professor Luiz Antônio de Assis Brasil e publicou na revista virtual Bestiário. Seu interesse é a literatura fantástica, de horror e ficção científica. Samir é criador e organizador da coletânea Ficção de Polpa, na qual participa com o conto “O homem que criava fábulas”, narrativa que mistura, a gosto do autor, ficção e terror com muito bom gosto.


marcelo spalding MARCELO SPALDING
Nascido na Capital Gaúcha em 1982, Marcelo é jornalista e mestre em Literatura Brasileira. Iniciou sua jornada literária aos 16 anos. Já atuou como editor do site literário Veredas, dos jornais Ação e Reação, Jornal das Letras e Entretexto. Membro da Associação Gaúcha de Escritores exerceu o cargo de vice-presidente, participou de algumas antologias de contos e dirigiu a msmídia.com, empresa de informática e comunicação.

Atualmente é professor da Oficina de Criação Literária da Uniritter, editor do portal Artistas Gaúchos, e colunista do Digestivo Cultural. Na Feira do Livro de 2008 lançou a novela “A Cor do Outro”, pela editora Cassol.

Bibliografia

*As cinco Pontas de uma Estrela – Livro infanto-juvenil, escrito aos 16 anos e teve sua 2ª edição, lançada pela WS em 2002.
*Vencer em Ilhas Tortas - Livro infanto-juvenil, lançado pela WS em 2005.
*Crianças do Asfalto - Lançado em 2007 pela Casa do Psicólogo, é o livro de estréia na literatura adulta. Trata-se de uma releitura de trabalhos de teses e dissertações de alunos do Centro de Estudos Psicológicos sobre meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA).
*A Cor do Outro – Novela lançada na Feira do Livro de 2008 pela editora Cassol.


Laub MICHEL LAUB
Escritor e jornalista, Michel Laub nasceu em Porto Alegre, no ano de 1973. É autor de três romances publicados pela Companhia das Letras. Reside atualmente em São Paulo, onde leciona criação literária na Academia Internacional de Cinema de São Paulo e atua como colaborador para a Folha de S. Paulo. Foi editor-chefe e diretor da redação da revista Bravo. Considerado um dos grandes nomes da atual literatura nacional , escreveu ""O Segundo Tempo"", romance finalista do prêmio Jabuti de 2006.


olavo amaral OLAVO AMARAL
Médico, nascido em Porto Alegre no ano de 1979, teve em 2005 seu volume de contos publicado. Participou da antologia “Contos de Oficina 34” e atuou como roteirista de cinema, colaborando com a produtora Clube Silêncio, onde produziu seu primeiro curta-metragem. Além disso, mantém-se atuante na medicina, realizando pesquisas na área de Neurociência. Autor de "Estática" (pdf).


rodrigo rospRODRIGO ROSP
Rodrigo Rosp nasceu no Rio de Janeiro em 1975. Em 1980 naturalizou-se gaúcho. É formado em Publicidade e Propaganda e tem pós-graduação em Estudos Lingüísticos . Escreve críticas para o site de cinema Cine Players e é autor da coletânea de contos “A Virgem que Não Conhecia Picasso”.




*Fonte: Monografia de Angela Oliveira, titulada "A presença de Jovens Escritores, do Século XXI, no Rio Grande do Sul."



Arquivo Cultura de Travesseiro

Carol Bensimon - Jovens Escritores do RS
Fabrício Carpinejar - Jovens Escritores do RS
Daniel Pelizzari – Jovens Escritores do RS
Daniel Galera – Jovens Escritores do RS
Paulo Scott - Jovens Escritores Escritores
A Importância da Literatura
Novos Escritores
Escritores da Língua Portuguesa - Unificação
Romances Históricos - Livros Interessantes...
Biblioteca Particular - Como Organizar Seus Livros...
Concursos Literários 2009

Comentários

  1. Oi, Ângela. Para constar, meu sobrenome é com S,
    XerxeneSky. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Alguém tem o e.mail do Rodrigo Rosp, q. ñ. seja os da Não Editora?
    Obrigada,
    Carine.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

PARTICIPE! COMENTE ESTE POST...